Anúncios

Thomas Adamski

O sol predominou com calor e abafamento no Rio Grande do Sul no fim de semana, mas tanto no sábado como ontem houve instabilidade. No sábado, a chuva afetou mais pontos do Oeste e do Norte do Estado. Ontem, choveu principalmente em pontos do Sul e do Leste gaúcho. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram 60 mm em apenas uma hora em São José dos Ausentes e 40 mm em Mostardas. Porto Alegre teve temporal passageiro de verão entre 17h e 17h30m do domingo.

Foram duas células que atuaram na cidade. A primeira trouxe granizo miúdo para vários bairros, principalmente da área central, e também chuva torrencial de curta duração com raios. A segunda célula de temporal atingiu o Sul da Capital na sequência com granizo de maior dimensão. Hoje, a chuva voltou a atingir diferentes pontos do Rio Grande do Sul, mas de forma um tanto irregular. As pancadas de hoje na Grande Porto Alegre e no interior marcaram mais um dia de instabilidade localizada e chuva bastante irregular no território gaúcho, o que vai prosseguir ao menos até a metade do mês.



O sol aparece acompanhado de nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O deslocamento de uma frente fria de escassa atividade induz chuva localizada, sobretudo na Metade Norte, e que isoladamente pode ser forte com risco de temporal passageiro de verão. Ar mais ameno começa a ingressar a partir da rotação do vento para o Sul em algumas regiões, fazendo com que a temperatura se eleve menos que nos últimos dias. As mínimas em diversas localidades podem ocorrer à noite, quando a temperatura estará mais agradável. O amanhecer pode voltar a ter neblina isolada.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Já na quarta-feira, a instabilidade se concentra mais no Leste gaúcho por conta do fluxo de umidade que vem do oceano, onde estará atuando o centro de alta pressão de uma massa de ar frio. No restante da semana, o sol predominará no Rio Grande do Sul e qualquer ocorrência de precipitação tenderá a ser muito localizada e mais concentrada na Metade Norte. Uma massa de ar mais seco e frio ingressa entre amanhã e quarta no Estado, o que vai trazer uma sequência de dias com o predomínio do tempo seco no território gaúcho. A temperatura ficará agradável, mas no final desta semana volta a ingressar ar quente e o próximo fim de semana deve ter tardes de forte calor. O domingo do Gre-Nal em Porto Alegre e no Estado pode ser muito quente com 35ºC ou mais em diversas cidades.

Anúncios