O fim de semana vai começar com chuva no Rio Grande do Sul, mas nem tudo é má notícia. Há boas notícias também. Não são esperados volumes altos na maioria das localidades que gerem novas cheias ou repique das que já cessaram e o fim de semana terá períodos com muito sol para os gaúchos, tão castigados pelo mau tempo.
Os mapas acima mostram a projeção de chuva do modelo meteorológico europeu para todos os turnos do sábado: madrugada, manhã, tarde e noite. Observa-se a tendência de a chuva se concentrar nas primeira metade do dia.
A instabilidade será consequência da passagem pelo estado de uma área de baixa pressão (não um ciclone extratropical) que já gera chuva ou garoa nesta noite de sexta em várias cidades, mas trará instabilidade maior no começo do sábado.
Rio Grande do Sul terá neste sábado outro dia com instabilidade. Muitas nuvens cobrem o estado hoje e chove na maior parte das localidades gaúchas. Uma área de baixa pressão cruza o estado e traz abundante nebulosidade e chuva para todas as regiões em horas da madrugada e da manhã. No geral, a chuva não é forte e o risco de temporal é baixo. Pontos isolados podem ter chuva moderada a forte
Ao longo do sábado, o tempo melhora gradualmente e o sol chega a aparecer com nuvens em várias cidades à tarde. Na Metade Norte, porém, ainda pode ter instabilidade bastante localizada da tarde para a noite sob abundante presença de nuvens.
Com muitas nuvens e vento ingressando de Sul, o dia será ameno. Porto Alegre deve ter entre 14ºC e 18ºC e na grande maioria das cidades gaúchas as máximas sequer passam de 20ºC, logo baixas para um 9 de setembro. As mínimas ocorrem à noite, quando faz um pouco de frio com marcas de até 12ºC ou 13ºC em algumas cidades do Sul e da Serra.
Depois de tantos dias com chuva ou muita nebulosidade, o domingo será de sol e bastante aproveitável no Rio Grande do Sul. Vai permitir trabalhos de limpeza e reparos em áreas atingidas por inundações.
Tempo aberto na madrugada proporciona maior resfriamento noturno e o domingo começa pouco frio. A temperatura se eleva rapidamente com o sol e a tarde será agradável na maior parte das cidades, inclusive com calor mais para o Oeste e o Noroeste. (Com foto de capa de Iara Puntel)