Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para um período de forte instabilidade, porém de curta duração, que deve trazer chuva e temporais para o Rio Grande do Sul entre amanhã e parte do sábado. Embora o sol apareça no estado com intenso calor para esta época do ano nesta quinta, o tempo já começa a mudar no território gaúcho.

Chuva deve vir acompanhada de raios no Rio Grande do Sul | FABIANO GUTIERRES

Fortes áreas de instabilidade vão atuar nesta quinta-feira com chuva, localmente intensa, e com temporais que serão fortes em alguns pontos, no Uruguai e em províncias do Centro da Argentina como Entre Ríos, Santa Fé e Buenos Aires.

Estas áreas de instabilidade dos países vizinhos vão começar a ingressar no Rio Grande do Sul, mudando o tempo amanhã no Oeste e no Sul gaúcho com aumento de nebulosidade, chuva e raios.

A maior instabilidade no Rio Grande do Sul, porém, é esperada na sexta, quando uma frente fria vai avançar pelo estado no decorrer do dia com muitas nuvens e chuva. A chuva em diversas cidades pode ter pancadas fortes a localmente torrenciais e deverá ser acompanhada de raios e trovoadas.

Já nesta quinta não se pode afastar o risco de temporais isolados no Oeste e no Sul gaúcho, sobretudo à noite, mas a possibilidade maior de tempestades localizadas no estado será nesta sexta no avanço da frente fria pelo território gaúcho.

Há possibilidade de queda de granizo e há o risco de vendavais isolados. Uma vez que a frente fria será precedida por ar muito quente e com baixa pressão atmosférica, cresce o risco de tempo severo localizado, mas enfatizamos que serão ocorrências isoladas e não se antecipa tempo severo generalizado.

Calorão antes da chuva

De acordo com o prognóstico da MetSul, a tarde de quinta terá máximas ao redor ou acima de 30ºC na maioria das cidades gaúchas. São previstas máximas acima de 30ºC principalmente no Noroeste, Oeste e na Depressão Central, o que inclui o Centro do estado, os vales, a capital e a Grande Porto Alegre.

Porto Alegre deve ter na quinta máximas de 31ºC a 32ºC enquanto no Norte da Grande Porto Alegre, no Vale do Sinos, pode fazer 32ºC ou 34ºC, o que também se prevê para os outros vales. No Noroeste e no Oeste, muitas cidades terão de 31ºC a 33ºC, não se afastando marcas de 33ºC a 34ºC em alguns municípios.

O que esperar da chuva

A MetSul destaca que não devem ser esperados volumes de chuva altos em todo o estado durante a atuação deste sistema frontal. A maior parte do território gaúcho terá acumulados abaixo de 50 mm na passagem da frente fria e a maioria das cidades não deve anotar mais de 20 mm ou 30 mm.

O mapa acima mostra a tendência de chuva para esta segunda metade da semana no Sul do Brasil a partir de dados do modelo meteorológico alemão Icon em que se constata que a chuva não deve ter altos volumes na maior parte da região.

A baixa pressão ao qual está associada a frente fria deve dar origem a um ciclone extratropical a Leste da província de Buenos Aires, sobre o Atlântico, no final da sexta e no sábado. Este sistema deve deixar o tempo mais ventoso no Sul e no Leste gaúcho no fim de semana, mas os modelos não indicam rajadas intensas.