Anúncios

A quarta-feira foi muito quente no Rio Grande do Sul com máximas ao redor e acima de 30°C em diversas cidades gaúchas. Em geral a temperatura ficou em torno de 10°C acima da média histórica de agosto.  Nesta quinta a tendência é de esquentar ainda mais antes da chuva avançar.

De acordo com a rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia a máxima hoje no Rio Grande do Sul foi de 32,2°C em Campo Bom, com 32,1°C em Camaquã, 32°C em Uruguaiana, 31,9°C em Santa Maria, 31,5°C em Teutônia, 31,3°C em São Borja, 30,8°C em São Luiz Gonzaga e 30,2°C em Quaraí.

De acordo com medição de estações particulares a máxima chegou a 33,8°C em Santa Cruz do Sul, com 33,7°C em Porto Xavier e Três Coroas, 32,4°C em Pelotas, 32,2°C em Santa Maria e Santa Rosa.

Na serra gaúcha a tarde foi de temperatura alta também. Em Canela o INMET registrou 27,5°C, com 26,6°C em Bento Gonçalves, 26°C, em Cambará do Sul, 24,9°C em Lagoa vermelha, 24,5°C em Vacaria.

Nas próximas horas a tendência é de poucas nuvens em grande parte das regiões com expectativa de queda gradual da temperatura. O tempo fica abafado no interior, sobretudo, em cidades do Oeste e Noroeste gaúcho.

Amanhã o sol predomina com abafamento em grande das regiões desde cedo. Nesse interim começo do dia será quente com previsão de mínimas altas ao redor de 20 a 22°C no Centro Oeste e Noroeste do Estado. Nos campos de cima da serra a temperatura fica mais baixa ao redor de 10°C.

Durante a tarde, sob a influência do vento norte/noroeste a temperatura sobe rápido com máximas ao redor de 30°C em muitas cidades gauchas. Mais uma vez as maiores marcas deverão ocorrer nos vales e no Noroeste. A projeção é de marcas ao redor de 32 a 34°C.

Nesse meio tempo as nuvens aumentam em toda a fronteira com o Uruguai. Não se pode afastar o risco de temporais isolados no Oeste e no Sul gaúcho, sobretudo à noite. A chuva tende a ser irregular com volumes mal distribuídos. A noite será abafada.

Nesse sentindo a possibilidade maior de tempestades localizadas no estado será nesta sexta no avanço da frente fria pelo território gaúcho. Há possibilidade de queda de granizo e há o risco de vendavais isolados.

Uma vez que a frente fria será precedida por ar muito quente e com baixa pressão atmosférica, cresce o risco de tempo severo localizado.

A MetSul enfatiza que não devem ser esperados volumes de chuva altos em todo o estado durante a atuação deste sistema frontal, mas diversos municípios podem ter acumulados perto ou acima de 50 mm com marcas isoladas de 75 mm a 100 mm.

A baixa pressão ao qual está associada a frente fria deve dar origem a um ciclone extratropical a Leste da província de Buenos Aires, sobre o Atlântico, no final da sexta e no sábado. Este sistema deve deixar o tempo mais ventoso no Sul e no Leste gaúcho no fim de semana, mas os modelos não indicam rajadas intensas.