Anúncios

MetSul Meteorologia alerta para um período de intensa instabilidade com chuva e tormentas localmente fortes a severas no Centro da Argentina e no Uruguai entre hoje (16) e amanhã (17). A instabilidade afetará as duas capitais da região do Rio da Prata com previsão de chuva e temporais nas áreas de Montevidéu e Buenos Aires.

Fortes áreas de instabilidade devem se formar entre hoje e amanhã na região do Rio da Prata e devem trazer chuva com raios para a região de Montevidéu | MARIANA SUAREZ/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A atmosfera começa a se instabilizar muito da tarde para a noite de hoje, mas, especialmente, no fim da tarde e na noite desta quarta-feira na área do Rio da Prata com chuva e tormentas na província de Buenos Aires e no Centro-Sul do Uruguai. O Sul uruguaio, entre Montevidéu, Canelones e Maldonado, pode ser especialmente afetado por tormentas.

No decorrer da quinta, a instabilidade vai avançar para todos os departamento do Uruguai e ainda afetar as províncias argentinas de Buenos Aires, Santa Fé e Entre Ríos. Algumas áreas de Córdoba também poderão anotar chuva e tormentas.

Com alimentação de ar quente com uma massa de ar muito quente ao Norte e o aporte de ar de origem tropical muito aquecido por uma corrente de jato em baixos níveis, há o risco de que algumas tormentas nesta quarta e amanhã sejam localmente fortes a severas com muitos raios, granizo de variado tamanho e vento forte a intenso. Assim, isoladamente, não podem ser descartados danos por tempo severo.

Este episódio de instabilidade, embora o risco de tempo severo, pode trazer boas notícias para a região de Montevidéu. Por quê? Existe a possibilidade de chover com volumes mais altos na região da capital uruguaia que segue sob crise hídrica e sob enorme necessidade de elevados índices de precipitação.

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada até a manhã de sexta-feira do modelo meteorológico alemão Icon em que se observa a tendência de chuva volumosa na região de Buenos Aires e os maiores acumulados no Uruguai se darem no Sul do país, ao Sul do Rio Negro, com possibilidade de volumes de até 100 mm em alguns pontos.

Na sexta-feira (18), a instabilidade tende a se deslocar mais para o Norte e afetará províncias do Nordeste argentino como Corrientes e Misiones, que fazem fronteira com o Oeste do Sul do Brasil, mantendo-se o risco de tempo severo localizado.

Por isso, o tempo deve começar a mudar no Rio Grande do Sul com chuva e risco de temporais isolados nesta quinta-feira a partir do Oeste e do Sul gaúcho. Na sexta, a instabilidade avança para as demais regiões gaúchas com chuva que pode ser localmente forte e a possibilidade de temporais isolados de granizo e vento forte.