Anúncios

Uma forte massa de ar frio para a época do ano ingressou ontem no Rio Grande do Sul acompanhada de vento e temperatura muito abaixo do normal para o verão climático já iniciado. O pulso de ar frio foi responsável no começo do dia por mínimas de até 2ºC com formação de geada na província de Buenos Aires. Na área metropolitana da capital argentina, Ezeiza registrou 5ºC.

Aqui no Estado, a temperatura já caiu abaixo de 10°C ontem em algumas cidades. Os termômetros indicaram ao amanhecer 8,7ºC em Caçapava do Sul, Pinheiro Machado e Quaraí, 9,2ºC em Canguçu, Encruzilhada do Sul, Farroupilha, Livramento, Santiago e Vila Nova do Sul, 9,7ºC em Bagé, 9,8ºC em Alegrete, Bom Jesus e Teutônia, e 9,9ºC em Herval.


E foi apenas o começo do frio

A temperatura cairá ainda mais no começo do dia de hoje e amanhã. As mínimas nesta segunda e na terça-feira vão ficar abaixo de 10°C em muitos municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, esperando-se marcas inferiores a 5°C em algumas, e mínimas ao redor de 0°C nos pontos mais altos do Sul do Brasil, no Planalto Sul de Santa Catarina. É provável a formação de geada isolada em algumas localidades de maior altitude mesmo com o verão climático já em andamento.


Projeção de temperatura para 7h desta segunda-feira do modelo WRF. Variações microclimáticas (frio de baixada e ilha de calor urbano) não são captadas pelo modelo.

A temperatura vai subir na quarta-feira, apesar do dia ainda começar frio. As tardes seguirão agradáveis. E no final desta semana, nova incursão fria é esperada e prolongará o período de marcas atípicas para dezembro.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios