O Rio Grande do Sul voltou a ter temperatura muito baixa na madrugada desta segunda-feira (15), mas com mínimas bem mais altas que ontem na maioria das cidades. Em Bagé, por exemplo, a estação automática que ontem indicou 4,7ºC hoje apontou 13,7ºC. O local teve vento de 55 km/h na madrugada. Em Livramento, a estação que no domingo teve uma mínima de 3,1ºC nesta segunda apontou 11,1ºC. Porto Alegre, que ontem tinha tido mínima de 7,5ºC na Lomba do Pinheiro, hoje registrou 10,6ºC no Aeroporto. Já em Santa Catarina, a menor temperatura hoje foi de gélidos 2,3ºC negativos em Urupema.

Onde o frio foi mais intenso hoje, tal como previsto pela MetSul, foi nas áreas de baixadas da Metade Norte. As diferenças de microclimas foram enormes sob céu claro, vento quase calmo e ar seco. Em Canela, a mínima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que está no aeroporto local (ponto mais alto) foi de 7,9ºC, mas em baixada junto ao Parque Estadual do Caracol estação automática acusou 1,9ºC, a menor marca hoje no Rio Grande do Sul. O mesmo sem deu na cidade de Santa Rosa. A estação do Inmet junto à Fepagro (ponto mais alto) acusou mínima de 6,2ºC, mas na baixada do bairro Planalto fez 2,2ºC. Em Farroupilha, a estação junto à Malharia Anselmi, na área urbana, em maior altitude, registrou mínima de 8,7ºC, porém no Vale da Vicentina, na rodovia que leva para Bento Gonçalves, os termômetros marcaram mínima de 2,4ºC.


A próxima madrugada será bem menos fria na maioria das regiões, mas ainda terá marcas baixas. A maioria dos municípios gaúchos deve anotar mínimas ao redor ou acima dos 10ºC, mas, novamente, esfriará mais em baixadas da Metade Norte. Entre a tarde e noite de amanhã e a quarta-feira haverá o ingresso de um pequeno reforço de ar frio, mas, sobretudo, a atmosfera voltará a ficar mais seca como no domingo. Isso deve prolongar o período de temperatura baixa à noite, pelo menos, até o próximo sábado ou domingo. Mesmo com o ingresso de ar mais quente na segunda metade da semana, o ar seco irá manter a temperatura baixa à noite devido ao ar bastante seco. Como conseqüências, as diferenças entre microclimas (por altitude) serão acentuadíssimas com grandes diferenças de temperatura entre baixadas e pontos altos próximos no período noturno. As condições serão ainda favoráveis à formação de nevoeiro por conta da inversão térmica.