Anúncios

Uma ilha do arquipélago norte-americano do Havaí enfrenta uma verdadeira tempestade de fogo, alimentada por fortes ventos. Vários grandes incêndios florestais no Havaí forçaram evacuações em massa e falta de energia generalizada enquanto a Guarda Costeira resgatava pelo menos 12 pessoas que fugiram para o oceano para evitar a fumaça e as chamas.

As chamas, resultado de condições secas e ventos fortes do furacão Dora, causaram fechamento de estradas e danos estruturais na ilha de Maui e principalmente na popular cidade turística de Lahaina. Moradores viveram momentos de pânico.

Outros incêndios na ilha do Havaí, também conhecida como Ilha Grande, levaram as autoridades a alertar sobre um possível “desastre iminente devido a danos materiais e/ou lesões corporais”. A governadora em exercício, Sylvia Luke, declarou emergência e ativou a Guarda Nacional do Havaí para ajudar nos esforços de evacuação e resposta a desastres.

Meses de seca agravaram o risco de incêndio, com mais de um terço do condado de Maui experimentando pelo menos uma seca moderada desde 1º de agosto, de acordo com o Monitor de Secas dos Estados Unidos. Condições anormalmente secas se desenvolveram rapidamente em junho e persistiram, com precipitação ligeiramente abaixo do normal durante o que é uma época tipicamente seca do ano.

Os padrões climáticos atuais permitiram que os incêndios se espalhassem rapidamente. Um forte sistema de alta pressão ao Norte das ilhas está mantendo as condições secas e ensolaradas, e os ventos alísios se intensificaram quando o furacão Dora, de categoria 4, passou centenas de quilômetros ao Sul. Uma forte diferença de pressão atmosférica entre essa zona de alta pressão ao Norte e o furacão (baixa pressão) ao Sul trouxe o vento intenso, disse o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

O NWS publicou alertas de vento forte para partes de Maui para rajadas de até 100 km/h. O aviso foi rebaixado na manhã desta quarta-feira, quando os ventos começaram a diminuir, mas alguns locais relataram ainda rajadas acima de 80 km/h, informou o Serviço Meteorológico.

Espera-se que os ventos continuem diminuindo hoje e nos próximos dias, à medida que Dora se afasta do Havaí para o Oeste, disse o Serviço Meteorológico, mas não se espera chuva que possa trazer alívio.

“As condições secas e estáveis persistirão hoje com chuva quase zero na previsão para a maioria dos locais”, escreveram os meteorologistas do Serviço Meteorológico em uma discussão sobre a previsão na manhã de quarta-feira.

Vídeos compartilhados nas redes sociais na quarta-feira mostraram chamas envolvendo as ruas de Lahaina. Em West Maui, o serviço de emergência 911 não estava disponível. A Agência de Gerenciamento de Emergências de Maui pediu a alguns residentes que evacuassem imediatamente por causa dos incêndios florestais na área, acrescentando que muitas pessoas na ilha não tinham eletricidade e estavam cercadas por condições de fumaça que dificultariam a viagem.

 

Muitas pessoas que tentavam dirigir para um local seguro foram prejudicadas por longos atrasos no trânsito, fechamento de estradas e acesso limitado ao combustível depois que os postos foram forçados a fechar. O incêndio atingiu lojas e comércios na Front Street, a principal via do Centro de Lahaina, que tem população de 12.000 pessoas. A Guarda Costeira respondeu a chamados por pessoas que se jogaram ao mar para escapar das chamas que avançavam até a praia.

“A Guarda Costeira tem respondido às áreas impactadas onde os residentes estão entrando no oceano devido às condições de fumaça e incêndio”, disse o condado de Maui em um comunicado público. “Indivíduos foram transportados pela Guarda Costeira para áreas seguras”, diz o texto.

Os bombeiros foram prejudicados pelos fortes ventos, que, segundo as autoridades, “tornaram impossível fornecer apoio de aeronaves para seus esforços de conter as chamas”. Os ventos impediram ainda os helicópteros de despejar água nos incêndios ou coletar mais informações sobre as chamas. Um bombeiro que trabalhava em West Maui foi levado a um hospital com inalação de fumaça e estava estável na terça-feira.

Todas as ilhas havaianas estão sob alerta de fogo. O alerta é para áreas de sotavento, ou seja, terrenos afastados do vento, geralmente protegidos por colinas e montanhas, devido a ventos fortes e baixa umidade, informou o serviço meteorológico de Honolulu em um comunicado. “Qualquer incêndio se espalhará rapidamente. A queima ao ar livre não é recomendada”, alertou a agência.