Anúncios

Chuva começou leve nesta manhã em Porto Alegre (foto) e haverá períodos de instabilidade na capital gaúcha até o sábado antes da melhora do tempo por uma massa de ar frio | PEDRO PIEGAS/PMPA

Uma área de baixa pressão atua no Sul do Brasil nesta quarta-feira, trazendo chuva para os três estados da região e que alcançou o Sul do Mato Grosso do Sul e ainda o Sul e o Leste do estado de São Paulo, inclusive com registro de precipitação na capital paulista.

A instabilidade teve início na Região Sul ainda ontem e se ampliou no Sul do país na madrugada e manhã desta quarta-feira. Os maiores acumulados de chuva, como previsto, se deram entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná.

Dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam até 9h da manhã desta quarta no Rio Grande do Sul acumulados de chuva em 24 horas de 40 mm em Santa Rosa, 34 mm em Santo Augusto, 25 mm em Palmeira das Missões, 20 mm em São Luiz Gonzaga, 18 mm em Frederico Westphalen e São Borja, 16 mm em Passo Fundo e 14 mm em Ibirubá.

No mesmo período, os volumes em Santa Catarina atingiram 20 mm a 30 mm em cidade do extremo Oeste. Os mais altos acumulados em 24h até 9h de hoje, porém, se deram no Paraná com 44 mm em Palotina e Campina da Lagoa, 38 mm em Morretes, 35 mm em Ivaí, 33 mm em Inácio Martins, e 31 mm em Goioerê.

Como segue chovendo, os acumulados de precipitação tendem a aumentar na maior parte das cidades do Sul do Brasil ao longo da tarde e noite desta quarta, embora o período de chuva mais volumosa já tenha passado entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná.

Ocorre que tem ainda muita chuva por vir no restante desta semana. Recém se está no início de um episódio de instabilidade que vai até sábado. Novas áreas de instabilidade associadas a um segundo centro de baixa pressão vão se formar no Oeste gaúcho no final da tarde e noite desta quinta, tendem a se intensificar muito e se ampliar, e vão avançar para o restante do Rio Grande do Sul e áreas de Santa Catarina e do Paraná na sexta.

No sábado, o avanço de ar frio com um centro de alta pressão vai organizar uma frente fria com chuva na Metade Norte gaúcha e em Santa Catarina. A frente vai avançar, então, para Norte com chuva irregular no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, devendo levar precipitação ainda ao Rio de Janeiro e a poucos pontos do Mato Grosso no fim de semana.

Esta sequência de dias de instabilidade resultará em chuva volumosa em parte do Sul do Brasil, em especial em áreas entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná com acumulados de 50 mm a 100 mm em muitas cidades destas áreas. Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva entre 21h de terça (inicialização do modelo) e 21h de sábado, conforme dados dos modelos alemão Icon e europeu ECMWF.

Já o mapa abaixo traz a projeção de chuva em 72 horas do modelo de alta resolução WRF até 21h de sexta-feira em que se observa a mesma tendência de chover com maiores acumulados entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o território paranaense.

No decorrer do fim de semana, o ingresso de ar seco e frio com centro de alta pressão de 1.028 hPa sobre o Rio Grande do Sul vai melhorar o tempo no estado gaúcho com sol e noites frias tanto no sábado quanto no domingo. O amanhecer do domingo será o mais frio com marcas abaixo de 5ºC em diversas cidades gaúchas e formação de geada em algumas.

Como consultar os mapas

Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.