A temperatura passou dos 50ºC no solo em medições por satélite entre a Argentina, Uruguai, o Oeste gaúcho e a região Sul do estado novamente nesta segunda-feira, o que já havia ocorrido ontem e foi antecipado com exclusividade pela MetSul. Já de manhã a temperatura do solo se aproximava dos 50ºC hoje no Oeste gaúcho.
A medição feita a partir do sensor de Land Surface Temperature (LST), temperatura da superfície terrestre, do satélite europeu Sentinel-3 do Sistema Copernicus, consórcio ambiental e climático da União Europeia que monitora clima e ambiente em todo o planeta por um conjunto de satélites, e foi captada a pedido da MetSul para a Adam Platform, com dados das 9h43 de hoje, hora de Brasília. A parte sem medição de temperatura na imagem na Argentina se deve ao céu coberto por nuvens.
Às 16, embora a presença de nuvens, era possível observar pontos com mais de 50ºC hoje no solo em setores do Oeste gaúcho, conforme dados do satélite norte-americano GOES-16. Na Grande Porto Alegre, a medição por satélite da temperatura em superfície (solo) indicava ao redor de 45ºC.
Atenção!! É importante enfatizar que esta temperatura não é a que as pessoas sentem e com que a Meteorologia trabalha que é a do ar circulante e medida a 1,5 metro de altura do solo em abrigo meteorológico de estação meteorológica. Assim, em nenhum momento significa que as máximas atingiram 50ºC em estações meteorológicas padronizadas. Logo, não fez 50ºC em nenhum lugar do estado.
O dado do solo é sim muito relevante para a agricultura em que a temperatura do solo afeta as plantas nas lavouras. A severa estiagem contribuiu para que a temperatura se eleve ainda mais no solo que está muito seco. À medida que há menor umidade presente nas camadas menos profundas e na superfície o chão aquece mais do que se estivesse úmido ou encharcado. E com a alta temperatura o que resta de água evapora mais rapidamente, o que agrava a estiagem.
O Oeste do Rio Grande do Sul, onde novamente a temperatura do solo atingiu 50ºC ou mais, teve cinco dias com máximas acima de 40ºC no mês de janeiro e com as máximas de hoje alcançou o seu quarto dia no mês em que bate os 40ºC, de acordo com os dados de estações meteorológicas oficiais.
Hoje, boletins meteorológicos METAR (Meteorological Aerodrome Report) da Força Aérea Brasileira indicaram que a temperatura atingiu 42ºC na estação do Aeroporto João Simões Lopes Neto, de Pelotas. Medição da FAB apontou ainda 41ºC no Aeroporto Comandante Kramer, em Bagé.
No interior, estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia registraram máximas acima de 35ºC em quase todas as regiões gaúchas. As mais altas foram de 40,0ºC em Uruguaiana e em Quaraí, 39,7ºC em Rio Pardo, 39,2ºC em Jaguarão e Teutônia, 39,0ºC em São Borja e Santa Maria, 38,9ºC em São Gabriel, 38,8ºC em Capão do Leão, 38,7ºC em Alegrete, 38,6ºC em Camaquã, e 38,3ºC em Dom Pedrito e Livramento.
Já estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura registraram máximas na tarde desta segunda de 40,7ºC em Rio Pardo, 40,5ºC em São Lourenço do Sul, 40,4ºC em Feliz, 40,1ºC em Teutônia, 40,0ºC em Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Colinas e Restinga Seca. Dezenas de municípios tiveram 38ºC e 39ºC.
Na Grande Porto Alegre, a maior temperatura ocorreu na estação oficial de Campo Bom com 40,3ºC. Foi a mais alta temperatura registrada na cidade desde 2 de janeiro do ano passado, quando fez 41,1ºC. O recorde de fevereiro é de 41,4ºC, de 1º de fevereiro de 2013. Porto Alegre foi a 38,8ºC no Jardim Botânico.