Várias cidades gaúchas tiveram nesta segunda-feira as suas maiores temperaturas máximas desde a grande onda de calor de janeiro do ano passado | FABIAN RIBEIRO

O Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira tórrida em que as máximas superaram os 40ºC tanto na Grande Porto Alegre como no interior. A temperatura no estado chegou aos 42ºC e em diversas cidades a tarde foi a mais quente deste verão até agora, confirmando o alerta da MetSul de que as condições térmicas seriam “opressivas” pelo calor extremo nesta segunda.

Boletins meteorológicos METAR (Meteorological Aerodrome Report) da Força Aérea Brasileira indicaram que a temperatura atingiu 42ºC no Aeroporto João Simões Lopes Neto, de Pelotas. Medição da FAB apontou ainda 41ºC no Aeroporto Comandante Kramer, em Bagé.

No interior, estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia registraram máximas acima de 35ºC em quase todas as regiões gaúchas. As mais altas foram de 40,0ºC em Uruguaiana e em Quaraí, 39,7ºC em Rio Pardo, 39,2ºC em Jaguarão e Teutônia, 39,0ºC em São Borja e Santa Maria, 38,9ºC em São Gabriel, 38,8ºC em Capão do Leão, 38,7ºC em Alegrete, 38,6ºC em Camaquã, e 38,3ºC em Dom Pedrito e Livramento.

Já estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura registraram máximas na tarde desta segunda de 40,7ºC em Rio Pardo, 40,5ºC em São Lourenço do Sul,  40,4ºC em Feliz, 40,1ºC em Teutônia, 40,0ºC em Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Colinas e Restinga Seca.  Dezenas de municípios tiveram 38ºC e 39ºC.

Na Grande Porto Alegre, a maior temperatura ocorreu na estação oficial de Campo Bom com 40,3ºC. Foi a mais alta temperatura registrada na cidade desde 2 de janeiro do ano passado, quando fez 41,1ºC. O recorde de fevereiro é de 41,4ºC, de 1º de fevereiro de 2013.

Em outros pontos da área metropolitana, os termômetros indicaram ainda 39,7ºC em Parobé, 38,9ºC em São Leopoldo e 38,8ºC em Gravataí. Em Canoas, estações da MetSul apontaram 38,4ºC no bairro Estância Velha e 39,1ºC no Fátima.

Termômetros digitais de rua indicavam 40ºC à tarde em Campo Bom | LUCAS LOVATO

Em Porto Alegre, a temperatura máxima oficial na estação de referência climatológica do Inmet do bairro Jardim Botânico atingiu 38,8ºC, a mais alta desde os 39,5ºC de 22/1/2022. Na zona Sul da cidade, no aeroclube de Belém Novo, a máxima chegou a 37,7ºC. Estações particulares em outros pontos da cidade, porém, marcaram 39ºC e 40ºC.

As temperaturas extremas foram consequência de uma bolha de calor que se instalou sobre o estado, explica a MetSul Meteorologia. Além do calor, a bolha traz ar muito seco. Nesta segunda, a umidade relativa do ar desceu a 15% em Rio Pardo. No domingo, Campo Bom teve 11%. “Foi a menor umidade medida na cidade do Vale do Sinos desde o começo das medições em 1984”, destacou o meteorologista da empresa Luiz Fernando Nachtigall.

O calor prossegue nesta terça e o dia já começa com uma madrugada muito quente que deve ter temperatura no meio da noite acima de 30ºC em algumas cidades. As máximas nesta terça-feira não devem atingir valores extremos como desta segunda, mas ainda serão muito altas antes da chegada da chuva e dos temporais que vão avançar pelo estado principalmente da tarde para a noite. A Grande Porto Alegre e os vales devem ter as máximas do estado.

A MetSul Meteorologia antecipa que a onda de calor ingressa nas suas últimas horas. De quarta em diante a temperatura estará menor e no final da semana haverá o ingresso de uma grande massa de ar frio pela Argentina que vai trazer noites de temperatura baixa em pleno Carnaval.