Satélite meteorológico registrou ontem a queda de um meteoro na costa Leste dos Estados Unidos. Moradores do estado norte-americano disseram ter ouvido sons semelhantes a explosões associados a alguns avistamentos de bolas de fogo no Norte da Virgínia no final da manhã da sexta-feira com a possível queda de meteoritos entre o Virgínia e o estado da Virgínia Ocidental. A bola de fogo no céu, contudo, não chegou a ser filmada porque havia muitas nuvens na região.
You don't see this every day! Folks in northwest VA/eastern WV heard a loud boom this morning. This GOES-16 flash density product at 10:25 AM shows a flash in the area, but no storms were around. The possible explanation? An exploding meteor! NASA will likely investigate. pic.twitter.com/wFrLzb3lnh
— NWS Pittsburgh (@NWSPittsburgh) September 17, 2021
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos divulgou uma imagem do sensor Geostationary Lightning Mapper (GLM) do satélite meteorológico GOES-16, que é usado no monitoramento de raios, e que captou a entrada da bola de fogo na atmosfera sobre o estado norte-americano da Virginia.
Apesar do tempo encoberto que não permitiu a observação do bólido ingressando na atmosfera, câmeras de segurança em diferentes pontos da região conseguiram captar o som produzido pela queda do meteoro. Veja os vários vídeos publicados nas redes sociais por moradores do estado da Virginia.
Another video (sound) from the big boom heard across the area this morning
Video from Sophie McCauley in Rileyville pic.twitter.com/YaDoeH2YU0— Aubrey Urbanowicz (@WHSVaubs) September 17, 2021
Check this out- surveillance video from Woodstock this morning captured the sound.
No flash but here's the sound @NWS_BaltWash @amsmeteors pic.twitter.com/4D8VonOdTj— Aubrey Urbanowicz (@WHSVaubs) September 17, 2021
Another video coming in- sound only from Wardensville (Hardy, County)
Video from Janet Cooper pic.twitter.com/3zFmYpR8rd— Aubrey Urbanowicz (@WHSVaubs) September 17, 2021
A estimativa é que o meteoro tenha produzido brilho com magnitude -12, ou seja, o mesmo brilho da Lua na sua fase cheia. Isso corresponderia, na prática, à energia entre 1 e 2 toneladas de TNT, o que dá uma massa de cerca de 22,5 kg para o objeto que adentrou a atmosfera a uma velocidade estimada de 72.000 k/h.
De acordo com o Meteor Watch da NASA, “a fragmentação do objeto produziu uma onda de pressão registrada por sismômetros e instrumentos de infrassom na área”. Para a agência especial norte-americana, “uma análise muito rápida do sinal de infrassom indicou uma energia de algumas toneladas de TNT, em concordância razoável com a estimativa de energia do sensor do satélite”.
Moradores do estado da Virginia chegaram a sentir o chão tremer e enviaram relatos para páginas de monitoramento de terremotos, mas o serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS, confirmou que não houve nenhum terremoto na área. Residentes do Vale de Shenandoah informaram até falta de luz na sequencia do grande estouro ouvido com a queda do meteoro.