Chuva forte atingiu parte da cidade de São Paulo nesta terça. Frente fria na costa vai manter a instabilidade com temperatura menor nesta quarta. Nos dias seguintes, novas pancadas de chuva devem ocorrer principalmente da tarde para a noite sem previsão de forte calor na capital. | CRIS FAGA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

São Paulo seguirá com pancadas de chuva e temporais isolados nos próximos dias, conforme a nossa previsão na MetSul Meteorologia. O cenário que enxergamos está baseado na presença de ar quente e mais úmido em grande parte do estado paulista, o que favorece convecção (movimento ascendente do ar) com a formação de nuvens carregadas.

No final da tarde, forte chuva atingiu a cidade de São Paulo. O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), da prefeitura paulistana, colocou parte da cidade em estado de atenção com as precipitações mais fortes concentradas em bairro do Centro para o Norte da capital paulista.

Os maiores volumes registrados pelas estações meteorológicas do CGE até 19h30 desta terça-feira foram de 68 mm na Sé, 64 mm em Santana-Tucuruvi, 57 mm em Vila Maria – Vila Guilherme, 53 mm na Mooca, e 42 mm em Pirituba.

No interior paulista, núcleos isolados formados pelo calor e a umidade traziam chuva em pontos localizados. A temperatura nesta terça chegou a 36,9ºC em Presidente Prudente; 36,5ºC em Rancharia e Valparaíso; 35,6ºC em Lins; e 35,3ºC em Tupã. Quase todo o estado teve máximas de 30ºC a 35ºC com marcas de até 32ºC no Sul da capital paulista antes da chuva e da infiltração marítima.

O nosso prognóstico indica que estas pancadas de chuva localizadas, em alguns casos de forte a torrencial intensidade com temporais, que ocorrem da tarde para a noite, vão se repetir nesta quarta-feira e no restante da semana. Uma vez que é chuva isolada, não atinge todas as cidade e podem mesmo afetar apenas parte de um município.

Já o calor prossegue no interior, apenas que menos intenso. As maiores máximas, que passam de 32ºC, devem ocorrer no Norte de São Paulo, perto de Minas Gerais, nesta quarta. No geral, as máximas serão menos que hoje e nos últimos dias. No litoral, com muitas nuvens e instabilidade com uma frente fria passando pela costa, o dia deve ter máximas baixas.

Nos dias seguintes, na segunda metade da semana, os indicativos dos nossos modelos sugerem que o calor persiste principalmente em cidades do Oeste, do Centro e do Norte do estado de São Paulo com máximas, em geral, de 30ºC a 33ºC. A temperatura volta a se elevar no litoral com calor no final da semana.

Já na cidade de São Paulo, o nosso prognóstico é de muitas nuvens com períodos de chuva e garoa nesta quarta-feira com a atuação de uma frente fria na costa. A tarde deve ter marcas ao redor de 23ºC a 25ºC na maioria dos bairros com abundante umidade e ingresso de ar mais ameno a partir da Serra do Mar. Na quinta, na sexta e no sábado, aquece mais, embora sem forte calor, e da tarde para a noite todos os dias têm chance de pancadas de chuva, isoladamente fortes.

 A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.