Frio ao redor e abaixo de 10ºC com bancos isolados de nevoeiro e neblina é a nossa previsão na MetSul Meteorologia para o começo desta quarta-feira em cidades serranas do Rio Grande do Sul e do Planalto Sul Catarinense | EDIMILSON WATZLAVICK

Frio fora de época no Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul e as áreas de maior altitude de Santa Catarina terão nesta quarta-feira um amanhecer de temperatura baixa para um dia da primeira semana de março com mínimas abaixo a muito abaixo do que é normal para esta época do ano, inclusive com marcas de um dígito.

Uma massa de ar seco associada a um centro de alta pressão de 1.018 hPa cobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e proporciona a presença do sol em todas as regiões. Parte do estado, como pontos da Metade Oeste, devem ter amplos períodos de céu claro. Nuvens esparsas aparece mais no Leste e no Nordeste gaúcho.

Com o tempo aberto na maioria das cidades na madrugada e a presença da massa de ar mais ameno sobre o estado, o resfriamento na madrugada será acentuado, o que vai levar a um amanhecer de temperatura baixa para março, inclusive com frio em algumas cidades.

A nossa previsão da MetSul Meteorologia indica para esta quarta indica mínimas entre 10ºC e 15ºC para a esmagadora maioria das cidades gaúchas com marcas abaixo de 10ºC em algumas localidades. Normalmente, nesta época do ano, as mínima tendem a ficar entre 17ºC e 20ºC na maior parte das cidades.

A Serra Gaúcha deve amanhecer nesta quarta com temperaturas entre 9ºC e 12ºC, conforme a localidade. Nos Campos de Cima da Serra, as mínimas cairão abaixo de 10ºC com possibilidade de registros de até 7ºC ou 8ºC em alguns pontos.

Mínimas baixas para março, abaixo dos 10ºC, são projetadas também no Planalto Sul de Santa Catarina, embora a presença de nuvens possa dificultar o resfriamento em ponto da região de maior altitude do estado.

Em Porto Alegre, a mínima oficial do Jardim Botânico desta quarta ficará ao redor de 16ºC, mas a temperatura na madrugada pode cair a valores entre 12ºC e 13ºC mais ao Sul da cidade, o que deve se dar também em pontos da Grande Porto Alegre que costumam ter mínimas parecidas com o extremo Sul da capital.

Devido ao maior resfriamento noturno, alguns pontos terão bancos localizados tanto de nevoeiro como de neblina nas primeiras horas do dia, mas serão poucos locais. Chance maior de nevoeiro ou neblina em fundos de vales e em alguns trechos de Serra da Metade Norte gaúcha.

Embora o friozinho cedo da manhã, a tendência é de rápida elevação da temperatura com a presença do sol, o que proporcionará mais uma tarde agradável para os padrões do início de março com máximas entre 25ºC e 27ºC na maioria das cidades, mas que podem ficar ao redor de 30ºC em setores da Fronteira Oeste e do Noroeste. Porto Alegre deve ter entre 27ºC e 28ºC.

Mapa do modelo alemão Icon com a previsão de anomalia de temperatura (desvio da média) para a madrugada desta quarta-feira mostra que o efeito da massa de ar frio será maior no Rio Grande do Sul | METSUL

Hoje cedo, a temperatura já esteve baixa no Rio Grande do Sul. De acordo com dados de estações automáticas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas desta terça-feira foram de 10,2ºC em Bagé; 10,3ºC em Dom Pedrito; 11,6ºC em São José dos Ausentes; 12,2ºC em Jaguarão; 12,6ºC em Livramento e Caçapava do Sul; 12,8ºC em Camaquã; 12,9ºC em Canguçu; 13,0ºC em São Gabriel e Cambará do Sul; 13,1ºC em Rio Grande; 13,5ºC em Capão do Leão; 13,8ºC em Quaraí e Vacaria; e 13,9ºC no Chuí.

Já estações meteorológicas automáticas particulares apontaram mínimas nesta terça de 7,3ºC em Pedras Altas; 9,6ºC em Herval; 10,4ºC em Minas do Camaquã; 10,9ºC em Lavras do Sul; 11,7ºC em Vila Nova do Sul; 11,9ºC em Livramento; 12,2ºC em Pelotas, 12,3ºC em São Sepé; 12,4ºC em Cambará do Sul; 12,6ºC em Santana da Boa Vista; e 12,8ºC em Rosário do Sul.

 A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.