Anúncios

A cidade de São Paulo teve nesta quarta-feira (8) a tarde mais quente do ano até agora. A máxima na rede da prefeitura paulistana chegou a 35,6°C no bairro de Itaquera, na zona Leste da cidade, segundo a rede de dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Levantamento do CGE apontou que a média da temperatura máxima em toda a rede de estações alcançou os 33,9°C, superando os 33,7°C registrados em 30 de janeiro deste ano.

Anomalia de temperatura na tarde de hoje no Sudeste do Brasil pelo modelo canadense | MetSul

Já o Instituto Nacional de Meteorologia registrou máxima hoje de 34,1°C na estação do Interlagos, na zona Sul, a maior do ano na estação, superando a marca anterior de 33,8°C em 30 de janeiro. Na estação do Mirante de Santana, por sua vez, a máxima hoje foi de 33,7°C, a maior desde o dia 27 de março quando a estação anotou 34°C.


O calor foi resultado da combinação de ar seco e vento Norte pré-frontal, ou seja, a incursão de ar muito quente que costuma anteceder a chegada de uma frente fria que dará fim ao abafamento. Ontem, no Paraguai, a temperatura foi a 41ºC em Assunção antes de a frente fria chegar com chuva.

Previsão do tempo para São Paulo

A cidade de São Paulo deve ter um alívio do calorão agora no final da semana com a chegada de uma frente fria que derruba a temperatura e traz chuva, mas os volumes previstos não são altos e as precipitações ficarão abaixo das necessidades hidrológicas da região.

O sol aparece entre nuvens na capital paulista nesta quinta e o abafamento ainda estará presente na cidade, porém com o aumento de nuvens a partir da tarde a expectativa é que a temperatura não suba tanto como nesta quarta.

As máximas poderão oscilar ao redor de 30°C com intenso abafamento devido aos maiores níveis de umidade. Pancadas de chuva poderão ser registradas em alguns pontos entre a tarde e a noite devido à aproximação de uma frente fria.


Anomalia de temperatura na tarde da sexta (11) no Sudeste do Brasil pelo modelo canadense | MetSul

Na sexta-feira, a frente fria avança mais e deve deixar o tempo instável em São Paulo com previsão de muitas nuvens desde cedo e chance de chuva ou garoa em parte do dia.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O vento aumenta com o ingresso de ar mais frio do quadrante Sul e com isso a temperatura fica amena e, em geral, não passa dos 23°C. O alívio, porém, deve durar pouco. O calor retorna com força na primeira metade da semana que vem.

Anúncios