Anúncios

Cidade de São Paulo amanheceu hoje com temperatura abaixo de zero em alguns bairros e teve a menor mínima oficial em meia década | Agência Brasil/EBC

São Paulo tem frio como há muito tempo não via. A temperatura mínima ao amanhecer desta terça-feira  na estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, zona norte da capital paulista, foi de 6,3 °C. 

A marca iguala a menor temperatura do ano de 2021 registrada no último dia 30 de junho, o que fez com que a cidade de São Paulo em apenas três semanas tivesse as duas madrugadas mais frias em cinco anos. Em 2016, os termômetros indicaram 3,5ºC em 12 de junho na estação do Mirante de Santana.


A cidade de São Paulo pela sua grandeza e complexidade geográfica de uma ilha de calor urbano tem uma enormidade de microclimas e a temperatura caiu bem abaixo do registro do Mirante de Santana em outros pontos da capital paulista. No SESC-Interlagos, zona Sul da cidade, a mínima foi de 4,7°C. Foi a segunda menor em três anos, apenas 0,1°C acima dos 4,6°C registrados no último dia 30 de junho, que foi a menor desde a abertura da estação em 2018.

A zona Sul da capital paulista é a região mais fria da cidade pelo seu posicionamento mais distante da ilha de calor urbano do Centro e dos mais bairros mais populosos e ainda pela condição geográfica de vale e planície. Por isso, esfria mais e foi o que se viu nesta terça. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura anotou em suas estações temperaturas negativas e formação de geada. Capela do Socorro registrou -1,6°C e Engenheiro Marsilac, no extremo Sul, -2,3°C.

Marcas históricas e recordes

Em outras cidades do estado de São Paulo, o frio do começo do dia de hoje teve intensidade como há muito tempo não se via, informou uma nota meteorológica do Inmet. 

Em Barueri, por exemplo, na Grande São Paulo, a oeste da Capital, a temperatura mínima foi de 2,0°C, a mais baixa dos últimos dez anos. O recorde é de 1,7°C em 28/06/2011. A menor até então neste ano em Barueri era de 3,2°C, verificada também no último dia 30/06.

O município de Rancharia, no Oeste do estado paulista, teve a menor temperatura de São Paulo com -2,8°C. Foi a menor do ano, batendo os -2,1°C de 30/06, e também a menor temperatura em dez aanos. Desde 28/06/2011, quando foi registrado -3,7°C (recorde da estação aberta em 2007) não fazia tanto frio na localidade.

Já a cidade de Valparaíso registrou -0,1°C de temperatura mínima hoje, também a menor em dez anos, que por pouco não igualou o recorde de 28/06/2011, quando registrou-se uma mínima de 0,2°C no município.

Pradópolis, no Norte do estado de São Paulo, registrou recorde absoluto da estação meteorológica com – 1,4°C. Foi a menor temperatura em 15 anos de medições. Antes, o recorde era -1,0°C em 18/07/2016. 


Barretos também quebrou novamente o recorde da estação com o registro de 0,6°C. As menores temperaturas mínimas anteriores eram 1,6°C em 01/07/2021 e 2,1°C em 07/07/2019. A marca de hoje de 0,6ºC, assim, passa a ser o recorde de mínima da estação desde a sua abertura em 2010.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios