Anúncios

A capital paulista teve vendaval na última segunda-feira, dia 16, que obrigou o desvio de voos com destino ao aeroporto de Congonhas para outras cidades. Um voo que ia para Brasília foi cancelado. O vendaval foi resultado de um centro de baixa pressão atmosférica que atuava no mar associado ao avanço de uma frente fria.

Ao contrário nesta quarta-feira a capital paulista teve temperatura mínima média de 17°C segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências com mínima absoluta de 11,6°C no extremo sul da capital. O refresco é consequência da atuação de uma massa de ar seco que chegou ao Estado.

Nas próximas horas, o sol predomina e a temperatura sobe gradativamente com máxima de 29°C. Entre a tarde e a noite o vento ingressa de sul/sudeste e provoca aumento de nuvens com potencial muito isolado de chuva.  Não há risco.

Analogamente na quinta-feira, o sol predomina com intenso abafamento por todas as regiões do Estado, inclusive na capital. Em contrapartida no turno da noite o tempo começa a mudar no interior do Estado. Áreas de instabilidade alcançam a fronteira Oeste e provocam pancadas de chuva.

A capital paulista terá uma quinta de sol e rápida elevação da temperatura. A mínima deverá oscilar ao redor de 17°C na maior parte da cidade. A tarde será de tempo firme com amplas aberturas e temperatura máxima na casa dos 32°C. O céu claro irá favorecer elevados índices de radiação ultravioleta.

Por outro lado, na sexta uma nova área de baixa pressão irá produzir nuvens de grande desenvolvimento vertical com elevado risco de tempestades no Estado. As pancadas de chuva atingem o Oeste do Estado desde a madrugada e rapidamente se espalham na direção do Centro e Leste até cruzar a capital paulista.

A MetSul Meteorologia adverte que ao longo da sexta é alto o risco de tempestades com pulsos de chuva forte, muitos raios e potencial para ocorrência de queda de granizo em pontos localizados, especialmente em cidades da Metade Sul e Leste do estado paulista. Como resultado a capital poderá ter mais vendavais e chuva forte. Modelos projetam rajadas na faixa de 60 a 80 km/h.

Nesse sentido a sequência de imagens abaixo mostra o campo de refletividade do modelo de alta resolução WRF que nos dá a ideia da trajetória e intensidade da chuva. As projeções indicam que a chuva avança de Oeste até a capital paulista entre a madrugada e o turno da manhã. Portanto, a capital poderá ter temporais entre o final da manhã e ao longo da tarde.

Com relação ao volume de chuva, a expectativa dos modelos matemáticos de previsão do tempo é que os maiores volumes de precipitação deverão ocorrer na Metade Leste do Estado. Na capital paulista a projeção é de 30 a 50 mm em alguns bairros e, portanto, há potencial para alagamentos.  No interior poderá chover ainda mais com projeções de acumulados ao redor de 100 mm com transtornos mais amplos.

Igualmente o sábado terá tempo instável devido a presença de uma frente fria junto ao centro de baixa pressão. Sob o mesmo ponto de vista a chuva poderá ter intensidade moderada a forte com maior impacto nas cidades da Metade Norte do Estado. Na capital o dia será chuvoso com pouca oscilação térmica. Pode chover forte ocasionalmente.