O Rio Grande do Sul teve instabilidade até ontem por conta de um centro de baixa pressão que deu origem depois a um ciclone subtropical que se formou na costa e avançou para o continente para depois voltar ao oceano. Hoje, depois de dias com o tempo instável, o sol predominou em todo o estado.
A trégua da instabilidade, entretanto, será curta e deve durar apenas dois dias, conforme a análise da MetSul Meteorologia. O tempo firme de hoje se repete durante esta quarta-feira, mas na quinta-feira se projeta uma nova mudança do tempo no estado e no restante do Sul do Brasil.
O Rio Grande do Sul vai ter outro dia com o predomínio do sol nesta quarta-feira. O sol aparece em todo o estado, embora com nuvens esparsas em diferentes localidades. Um centro de alta pressão a Leste da Argentina garante mais uma jornada de tempo firme para os gaúchos.
O tempo aberto da madrugada favorece o resfriamento e novamente grande número de municípios do estado terá um começo de dia com um pouco de frio ou marcas amenas para esta época do ano. Com o sol, aquece rapidamente e a tarde terá máximas pouco mais elevadas do que hoje. Cidades do Noroeste devem ter calor.
Na quinta-feira, mudança do tempo. O sol chega a aparecer com nuvens em diversas cidades, mas ainda na madrugada áreas de instabilidade ingressam com chuva a partir do Oeste. No decorrer da quinta, a nebulosidade aumenta muito e o tempo se instabiliza com chuva na maioria das regiões gaúchas e ainda grande parte de Santa Catarina e do Paraná.
Na sexta, o começo do dia ainda tem chuva na maior parte do Sul do Brasil, contudo ao longo do dia a instabilidade começa a se afastar e o sol aparece com nuvens. Parte de Santa Catarina e vários pontos do Paraná ainda devem ter chuva no decorrer da sexta com risco de pancadas localmente fortes em trechos do território paranaense.
Quanto pode chover
O mapa a seguir mostra a projeção de chuva para 72 horas no Sul do Brasil, até às 21h de sexta-feira, do modelos de alta resolução WRF inicializado a partir do modelo norte-americano GFS.
Como se observa no mapa, a tendência é que na maior parte do Sul do Brasil os volumes não sejam altos. Em algumas áreas mais ao Sul do Rio Grande do Sul pode sequer chover. Setores localizados podem ter chuva mais forte com acumulados altos isolados.
Há risco de temporais?
A passagem de áreas de instabilidade pelo Sul do Brasil entre a quinta e a sexta-feira não terá um alto risco de tempo severo associado, de acordo com a avaliação do nosso grupo de meteorologistas.
Qualquer instabilidade mais forte na forma de temporal será bastante localizada no Rio Grande do Sul. Onde há um maior risco de temporais será no estado do Paraná, porém também de forma localizada.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.