Anúncios

São Paulo pode ter chuva no final da semana com a chegada de uma frente fria | Paulo Pinto/Fotos Públicas

​São Paulo terá uma semana com grande amplitude térmica e aumento da temperatura, até com algumas tardes quentes para o mês de julho, mas também deve ter a volta da chuva em parte do estado paulista com o avanço de uma frente fria.

Massa de ar seco predomina em São Paulo com grande oscilação térmica diária antes da chuva retornar para parte do estado no final desta semana. Espera-se padrão atmosférico típico de inverno sob influência do ar mais seco com o prosseguimento da seqüência de dias ensolarados até a quinta-feira.


No período, as tardes seguirão com ar muito seco e baixa umidade relativa do ar, cujos índices poderão oscilar ao redor e abaixo de 20%, sobretudo, em municipios do Centro, Oeste e Norte do estado de São Paulo. Já na faixa litorânea as nuvens aparecem neste começo de semana, porém a partir de terça e até a quinta o sol aparece entre nuvens com temperatura amena.

São Paulo terá grande amplitude térmica

As noites de céu claro e ar seco propiciam maior resfriamento noturno com previsão de que as menores marcas de temperatura mínima ocorram em parte do Centro-Leste de São Paulo.

Além dos municípios da Serra da Mantiqueira com registros ao redor de 5°C em Campos do Jordão, por exemplo, a temperatura poderá baixar de 10°C nas regiões de Sorocaba, Campinas, pontos da Região Metropolitana e do Vale do Paraíba. Nas demais regiões paulista, em geral, as mínimas ficarão ao redor de 12ºC a 14°C.

Por outro lado, as tardes ensolaradas e com baixos valores de umidade relativa do ar irão apresentar rápido aquecimento com máximas entre 27 e 29°C no Centro e parte do Norte, como nas regiões de Bauru, Marília, Araraquara, Piracicaba, Sorocaba.

Já mais a Oeste, entre Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto e Barretos, as máximas devem no geral ficar entre 31ºC e 33°C com marcas isoladamente superiores.

Chuva chega no final da semana

Uma frente fria irá avançar a partir do Sul do Brasil e leva aumento de nuvens e umidade em grande parte das regiões entre sexta-feira e o sábado. O aumento de nuvens pode trazer alivio para baixa umidade e piora da qualidade do ar, mas o fator mais relevante será a chuva.

Modelos projetam maior potencial de precipitação no final desta semana para cidades do Sul e do Leste de São Paulo, o que inclui o Vale do Ribeira, a Grande São Paulo e o litoral paulista. Na Capital e região metropolitana, a previsão é de a chuva avançar da tarde para a noite da sexta com aumento de nuvens generalizado.

Antes, contudo, a cidade de São Paulo e os municípios da Grande São Paulo terão dias de sol e temperatura mais alta durante as tardes. Nesta segunda, na capital paulista, o sol predomina com temperatura oscilando entre 11 e uma máxima de 24°C a 25ºC.


Na terça e quarta-feira, previsão de tempo ensolarado com marcas de 11ºC a 25°C ou 26ºC, ou seja, com grande amplitude térmica. As nuvens aumentam na quinta ainda com o predomínio de sol e temperatura variando de 13ºC a 28°C.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, na sexta espera-se aumento da nebulosidade e chance de chuva. A máxima não passa muito de 22°C.

Anúncios