Anúncios

Rio de Janeiro teve chuva forte ontem em alguns bairros e que deve se repetir neste domingo com formação de fortes áreas de instabilidade | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro tiveram temporais com chuva forte a intensa na tarde do sábado, como era alertado pela MetSul Meteorologia, e a previsão é que a instabilidade siga com risco novamente de precipitações localmente torrenciais e possibilidade de temporal entre a tarde e a noite deste domingo.

Na capital paulista, a chuvarada da tarde do sábado provocou uma morte. Um motociclista morreu afogado após ser arrastado por uma enxurrada no bairro Cidade Líder, na zona leste de São Paulo. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) chegou a colocar a cidade em estado de atenção.

Segundo balanço dos bombeiros, entre a meia-noite e o final da tarde do sábado, a capital paulista e a Região Metropolitana de São Paulo registraram 29 chamados por queda de árvores, seis chamados para desabamentos e ainda 35 para inundações e alagamentos.

A chuva caiu com força no sábado também no Rio de Janeiro. A capital fluminense entrou em estágio de mobilização pela forte chuva. De acordo com os dados do Alerta Rio, a precipitação do sábado somou 66 mm em Bangu, 54 mm na Avenida Brasil (Mendanha), 53 mm na Grota Funda e 36 mm na Cidade de Deus.

Uma massa de ar quente e úmida atua sobre o Sudeste do Brasil, o que favorece pancadas de chuva e temporais de verão que ocorrem mais da tarde para a noite, um padrão normal para a época do ano.

A maioria dos dados indica que prossegue o risco de chuva localmente forte a torrencial tanto neste domingo como na segunda-feira nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, que vem com raios e possibilidade de fortes rajadas de vento em alguns pontos.

Os mapas acima mostram as projeções de refletividade do modelo de alta resolução WRF para a tarde e noite de hoje e amanhã no Sudeste do Brasil. O modelo pode ser consultado a qualquer hora em nossa seção de mapas pelo assinante.

A MetSul já antecipa que a semana que começa terá chuva e temporais com muita frequência no estado de São Paulo, inclusive na capital paulista e na Grande Porto Alegre, o que pode trazer problemas e transtornos em diversos municípios paulistas.