A MetSul Meteorologia alerta que a semana que começa será de muita chuva e temporais isolados bastante frequentes no estado do Paraná, o que pode provocar problemas e transtornos em diversas cidades paranaenses na sequência dos próximos dias.

Uma massa de ar quente e úmido entre o Centro e o Sul do Brasil deve gerar instabilidade frequente com maior intensidade entre São Paulo e o Paraná nos próximos dias, o que vai fazer com que os acumulados de precipitação desta semana sejam muito altos em diferentes pontos do Paraná.

Há expectativa de chuva todos os dias desta semana no Paraná, o que não significa que numa localidade em particular do estado paranaense deverá chover todos os dias da semana. Isso porque, conforme o dia, chove mais ou menos conforme a região do estado.

Curitiba e a região metropolitana estão entre as áreas que podem ter registro de chuva todos os dias da semana que começa. A MetSul alerta que as precipitações por vezes devem ser fortes a torrenciais e com risco de temporais em que há possibilidade de raios, granizo e vento forte.

Os dados dos modelo meteorológicos indicam um risco acentuado de chuva forte e temporal em Curitiba principalmente entre este domingo e a terça-feira, não se descartando volumes de precipitação bastante altos em algumas áreas, logo com risco de transtornos por alagamentos e inundações repentinos.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada em72 horas, até 21h de terça, segundo o modelo WRF de alta resolução da MetSul. Há vários núcleos isolados com volumes altos no território paranaense.

Já o segundo mapa, abaixo, traz a projeção de chuva para os próximos sete dias a partir dos dados do modelo meteorológico alemão Icon em que se observa a tendencia de acumulados de precipitação altos no Paraná na semana, de 100 mm a 200 mm na maioria das cidades, mas com índices que podem ficar acima de 200 mm em alguns.

Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.