Anúncios

Jogadores do São Paulo e Flamengo enfrentarão calor muito intenso durante a final da Copa do Brasil neste domingo | MAURO PIMENTEL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

São Paulo e Flamengo vão se enfrentar neste domingo às 16h pela final da Copa do Brasil no estádio do Morumbi, na cidade de São Paulo, sob calor potencialmente histórico. Se não for a tarde mais quente já registrada em setembro ou em toda a série histórica de dados, será uma das tardes mais quentes já experimentadas em setembro na capital paulista.

O dia mais quente já registrado na cidade de São Paulo em setembro desde o começo dos dados em 1943 na estação do Mirante de Santana foi de 37,1ºC, em 30 de setembro de 2020. Trata-se da segunda maior máxima da série histórica, só atrás dos 37,8 ºC de 17 de outubro de 2014.

Outros dias de calor muito intenso na série da estação do Mirante de Santana, estação na zona Norte da cidade do Instituto Nacional de Meteorologia, incluem os registros de 37,0ºC em 20 de janeiro de 1999, 36,7ºC em 19 de janeiro de 1999 e também 36,7ºC em 21 de janeiro de 1999.

A previsão da MetSul é de que as máximas na tarde deste domingo na cidade de São Paulo variem entre 36ºC e 38ºC na maioria dos bairros. Pelos múltiplos microclimas da capital paulista, a temperatura varia muito de um ponto para outro, aquecendo menos nas áreas mais rurais do extremo Sul do município.

O jogo vai ter início na hora mais quente do dia, às 16h, uma vez que as máximas do dia ocorrem normalmente entre 15h e 17h nestas ondas de calor com a atmosfera mais seca. Quanto mais seco o ar e o tempo mais aberto, maior a probabilidade de a máxima do dia ocorrer perto das 17h.

O calor, assim, será um segundo adversário para os dois finalistas. Sob regras da FIFA, com o nível de calor esperado devem ser realizadas paradas mandatórias para hidratação nos dois tempos do jogo. A Medicina esportiva alerta que calor extremo pode levar a problemas de saúde de atletas.

Neste sábado, a temperatura máxima na estação do Mirante de Santana foi de 34,8ºC, ou 0,1ºC a mais que a registrada no dia de ontem que tinha sido até então a maior máxima oficial do ano na capital paulista. Neste domingo, o ar mais quente do interior, que vem registrando máximas perto e acima dos 40ºC, vai se expandir parta o Leste do estado de São Paulo e aquecerá mais na capital paulista.