O calor neste domingo vai ser muito intenso até para os padrões cariocas, acostumados às altas temperaturas, adverte a MetSul Meteorologia. O dia será de marcas por demais altas com calor extremo durante o período da tarde na capital fluminense.
A cidade do Rio de Janeiro há dias enfrenta altas temperaturas com calor forte a extremo desde o começo da semana. No último domingo,a máxima na rede do Alerta Rio da Prefeitura foi de 38,1ºC em Guaratiba. Na segunda, a máxima chegou a 41ºC em Irajá. A terça teve 36,3ºC. Na quarta, o calor cedeu para 31,4ºC. Na quinta, voltou a aumentar e fez 34,3ºC. Ontem, 37,4ºC. Neste sábado, máxima de 32,7ºC em Irajá.
A previsão da MetSul Meteorologia é de máximas na cidade do Rio de Janeiro perto de 40ºC na maioria dos bairros neste domingo, mas em alguns pontos os termômetros devem indicar entre 40ºC e 42ºC. A sensação de calor perto da praia, pela maior umidade relativa do ar, deve levar a índices de calor (sensação térmica) extremos.
Mesmo em uma cidade acostumada a dias de calor muito intenso e até extremo, marcas como esperadas para este domingo oferecem risco à população, especialmente para as faixas mais vulneráveis como idosos e enfermos, Recomenda-se abundante hidratação e não exposição ao sol por prolongad período sem proteção.
O calor seguirá muito intenso no começo da semana na cidade do Rio de Janeiro. Na segunda, as máximas devem declinar, entretanto na terça volta a aumentar muito com potencial de marcas extremas de temperatura que podem atingir níveis raramente vistos na capital fluminense em que as máximas ficarão acima das previstas para este domingo.
*Esta matéria foi atualizada. Originalmente, o Alerta Rio informou como sendo 38,6ºC a máxima da cidade do Rio de Janeiro e depois, em nova publicação, noticiou 32,7ºC como sendo a máxima do dia na capital fluminense.