Nove estados brasileiros registraram temperatura acima dos 40ºC no primeiro dia da primavera. O calor superou 40ºC em todas as regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A área mais quente do território nacional foi o Centro-Oeste, onde as máximas pelo segundo dia seguido estiveram na casa dos 42ºC.
No Sul do Brasil, a temperatura se aproximou dos 40ºC no Oeste catarinense e no Noroeste do Rio Grande do Sul, com até 38,5ºC em Porto Xavier (RS), mas foi o Paraná que registrou máximas na casa dos 40ºC. Capanema anotou 40,2°C e Loanda 40,0°C, de acordo com o Simepar.
No Mato Grosso do Sul, várias cidades enfrentaram máximas superiores aos 40ºC com a mais alta na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de 42,2ºC em Água Clara. No Mato Grosso, máxima de 40,7ºC em Cuiabá. Já em Goiás, a temperatura chegou a 40,9ºC em São Miguel do Araguaia.
No Sudeste do Brasil, a maior máxima na rede do Inmet foi de 39,9ºC em Valparaíso, mas na rede do Ciiagro a máxima do estado passou dos 40ºC. Em Minas Gerais, máxima na rede do Instituto Nacional de Meteorologia de 40,0ºC em Ituitaba.
Na Região Norte, Tocantins foi a 41,0ºC em Santa Rosa do Tocantins. No Nordeste, por sua vez, na rede oficial do Inmet, máximas de 41,5ºC em Balsas, no Maranhão, e de 40,3ºC em Floriano, no estado do Piauí.
A MetSul alerta que o calor deve seguir extremo em grande parte do Brasil durante este domingo com máximas de 40ºC a 43ºC em muitas áreas do Centro-Oeste, acima dos 40ºC no interior paulista, Maranhão, Tocantins, Paraná e Triângulo Mineiro. Em muitas cidades, o calor aumenta em relação a este sábado.
Uma bolha de calor está instalada entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro. Neste sábado, as máximas chegaram a 43,6ºC na Argentina (Las Lomitas) e 45,4ºC em Presidente Hayes, no Paraguai.