Anúncios

Grande Porto Alegre terá um sábado escaldante | ROSINARA FERREIRA

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado, contudo a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza em parte do estado. O aumento da umidade com a atmosfera aquecida forma áreas de instabilidade que trazem chuva ainda de manhã para o Oeste do estado.

No decorrer da tarde e noite, a instabilidade leva chuva para a maioria das áreas do território gaúcho, embora muito irregular. É alto o risco de chuva localmente forte a intensa e de temporais localizados. Na maior parte dos municípios, a temperatura não sobe tanto quanto ontem pelo aumento da nebulosidade, mas ainda será um dia de muito calor e com sensação de abafamento.


Em parte do Rio Grande do Sul, contudo, o calor neste sábado pode ser ainda mais intenso que o da sexta-feira. São os casos dos vales, da Grande Porto Alegre e da Serra que terão um dia por demais quente.

As máximas hoje na Grande Porto Alegre e nos vales devem ficar entre 36ºC e 38ºC com marcas isoladamente superiores. Pontos da Serra devem ter máximas durante a tarde entre 33ºC e 35ºC com muito abafamento.


O domingo terá sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade na maioria das regiões gaúchas, mas em alguns locais já chove de manhã. A combinação de calor com maior umidade volta a formar áreas de instabilidade da tarde para a noite.

As áreas de instabilidade vão provocar chuva muito irregular e temporais isolados de granizo e vento forte. Há risco de chuva localmente forte em poucos pontos e alguns temporais podem ter maior severidade pela alta temperatura e a pressão atmosférica baixa.

Persiste o calorão na maioria das cidades do Rio Grande do Sul e com a umidade mais alta o abafamento será acentuado. Máximas voltam a superar os 35ºC durante a tarde, inclusive na área metropolitana de Porto Alegre.

Anúncios