A previsão do tempo para esta sexta-feira indica que a instabilidade seguirá presente com muito abafamento e sensação de calor. Seja como for observa-se a atmosfera ainda apresenta um padrão típico de verão  e embora o equinócio de outono já tenha ocorrido, é preciso lembrar que a principal característica da estação é a transição. Sob o mesmo ponto de vista o Rio Grande do Sul mais uma vez esteve entre os locais mais quente do Brasil. A temperatura máxima ontem foi registrada em São Borja onde o Instituto Nacional de Meteorologia anotou 36,1°C, a segunda maior do país perdendo apenas para Boa Vista, RR, que teve 36,2°C. O INMET registrou ainda 35,3°C São Luiz Gonzaga, 34,8°C em Campo Bom e Santa Rosa, 34,6°C em Teutônia, 34,4°C em Santa Maria, 34,3°C em Rio Pardo, 33,7°C em Santo Augusto e 33,1°C em Porto Alegre.  Ontem o calor propiciou pancadas de chuva em diversas pontos, sobretudo, da Metade Oeste e também sobre o Nordeste gaúcho.

No período da noite de ontem uma célula de tempestade no mar vista de Torres deu um verdadeiro espetáculo com muitos raios e relâmpagos que foram fotografadas pelo talentoso Gabriel Zaparolli.

Nas próximas horas desta sexta-feira é de o sol predominar em grande parte das regiões. Por outro lado, nas áreas de fronteira com o Uruguai o dia tende a começar mais úmido com variação de nuvens. Não  se afasta pancadas de chuva de curta duração isoladas, sobretudo, no Oeste.  Seja como for ao longo do dia o tempo seguirá instável com variação de nuvens alternando com amplas aberturas de sol. O ar quente estará presente com expectativa de calor e máximas que deverão oscilar entre 31 e 33°C na área Central, Oeste e Noroeste. Em alguns pontos dessas regiões a temperatura sobe mais e poderá alcançar os 35°C.  Ao mesmo tempo nos trechos de Serra a expectativa é de 25 a 25°C com 24°C nos pontos de maior altitude. Na região Metropolitana de Porto Alegre o sol aparece pela manhã com máxima que deverá oscilar entre 30 e 32°C na Capital podendo alcançar os 34°C no vale do Sinos. No Litoral o sol alterna com períodos de céu nublado sob influência do vento Sul/Sudeste.

Posteriormente o ar quente junto a umidade favorece novamente pancadas de chuva entre a tarde e a noite, porém de forma bem mais isolada e pontual que dias anteriores. Por outro lado, nuvens de grande desenvolvimento vertical se  formam com potencial de gerar chuva forte. Modelos projetam que o risco maior de instabilidade nesta sexta-feira segue concentrado na Metade Oeste, em trechos da área central, Noroeste e em parte do Norte. Na faixa Leste e região metropolitana há possibilidade de chuva esparsa e passageira com trovoadas. A chuva será muito irregular com potencial de chuva volumosa em pontos bem isolados. Além disso, há risco de vendavais localizados, raios e não se afasta a queda de granizo.