Após um dia típico de verão com sol, calor e temporais formaram uma impressionante nuvem arco na fronteira Oeste, em Uruguaiana. Antes de mais nada a atmosfera ainda apresenta um padrão típico de verão  e embora o equinócio de outono já tenha ocorrido, é preciso lembrar que a principal característica da estação é a transição. Sob o mesmo ponto de vista o Rio Grande do Sul mais uma vez esteve entre os locais mais quente do Brasil. A temperatura máxima hoje foi registrada em São Borja onde o Instituto Nacional de Meteorologia anotou 36,1°C, a segunda maior do país perdendo apenas para Boa Vista, RR, que teve 36,2°C. O INMET registrou ainda 35,3°C São Luiz Gonzaga, 34,8°C em Campo Bom e Santa Rosa, 34,6°C em Teutônia, 34,4°C em Santa Maria, 34,3°C em Rio Pardo, 33,7°C em Santo Augusto e 33,1°C em Porto Alegre. Apesar de o sol ter predominado no Rio Grande do Sul em grande parte do dia, em Santana do Livramento choveu no turno da manhã e depois o tempo abriu com sol.

Imediatamente  durante a tarde o calor associado a umidade formou nuvens de grande desenvolvimento vertical e topo frio que chegaram a -80°C, sobretudo, no Oeste. Nesse meio tempo a sequência de imagens de satélite da tarde registraram dois grandes aglomerados de nuvens: o primeiro no Oeste do Estado entre o Nordeste da Argentina, na província de Corrientes em direção ao território gaúcho. O segundo; em trechos da Serra avançando na direção do Sul de Santa Catarina.

 

Ao passo que no Oeste ,na região de Uruguaiana, a passagem da tempestade formou uma nuvem arco muito espessa, bloqueando a chegada dos raios solares,  que fez a tarde escurecer. A nuvem arco ou shelf cloud se forma quando o ar mais quente se eleva acima de uma camada de ar frio e nesse processo o ar se condensa muito rápido gerando esse aspecto típico da nuvem. Essa nuvem geralmente tem uma certa extensão horizontal, densa que técnicos chamam  de nuvem acessório da cumulo nimbus, ou seja, ela pode se formar na dianteira da nuvem, antecedendo a tempestade. Em Uruguaiana o INMET registrou 20 mm em 2 horas, período em que a temperatura despencou de 33 para 26,1°C. As rajadas de vento chegaram a 58 km/h na estação, mas possivelmente foram mais intensas em pontos da cidade. Aproximadamente no mesmo horário em Quaraí as rajadas de vento chegaram a 67 km/h segundo medição do Instituto. Em Itaqui choveu e ventou forte  com acumulado de 17 mm.

Impressionante nuvem arco que se formou na tarde desta quinta em Uruguaiana. Foto de Douglas Cunha

Impressionante nuvem arco que se formou na tarde desta quinta em Uruguaiana. Foto de Douglas Cunha

Impressionante nuvem arco que se formou na tarde desta quinta em Uruguaiana. Foto de Douglas Cunha

 

NAS PRÓXIMAS HORAS a instabilidade que passou por Uruguaiana e Oeste avança na direção do Centro do Estado. Como resultado a tendência é desse aglomerado de nuvens seguir se deslocando de Oeste e para Leste e assim passar pelos vales e provavelmente sobre a região metropolitana de Porto Alegre. Aparentemente a instabilidade perdeu um pouco de intensidade, porém pode encontrar algumas “ilhas de calor” pelo carinho e se intensificar localmente mantendo assim o risco de temporais isolados. Nesse interim outra área que chama a atenção na imagem do satélite GOES 16  abaixo é o meio Leste de Santa Catarina que já teve muita chuva no começo desta quinta e segue com potencial para chuva significativa.