Anúncios

O Rio Grande do Sul terá neste sábado o sexto amanhecer consecutivo com temperatura abaixo de 5ºC. Se normal para junho ou julho, altamente atípico para dezembro que já é verão climático.

A temperatura mínima em dezembro está até agora muito abaixo do normal, particularmente no Rio Grande do Sul, com desvios de até 4ºC a 5ºC abaixo da média histórica. As mínimas no Rio Grande do Sul desde o começo desta semana foram 8,7ºC no domingo em Quaraí, Caçapava do Sul e Pinheiro Machado, 2,6ºC na segunda-feira em Herval, 3,3ºC na terça-feira em Soledade, 4,8ºC na quarta em Pinheiro Machado, 4,7ºC quinta-feira em São José dos Ausentes e 2,9ºC no dia de ontem em Pinheiro Machado. 


Com o tempo muito aberto, o perfil da atmosfera bastante seco e a presença de ar frio, a madrugada e o amanhecer deste sábado tendem a ser de temperatura significativamente baixa pra esta época do ano no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com frio provavelmente histórico para dezembro. Geada é esperada nos pontos mais altos dos dois estados. O frio vai se fazer sentir neste fim de semana até no Sudeste do Brasil com mínimas ao redor de 10ºC amanhã na Grande São Paulo. 


Aqui no Estado, o ar frio rapidamente dará lugar a uma incursão de ar muito quente a partir do Norte da Argentina e que será responsável por uma onda de calor ao longo da próxima semana que pode produzir máximas de até 37ºC a 39ºC em pontos do território gaúcho.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios