Anúncios

O calor ainda marcou presença neste sábado com grande desconforto em muitas regiões gaúchas. Por outro lado, o calor associado a umidade formou nuvens e deixou o tempo instável com pancadas de chuva em cidades do Oeste e Norte.  A temperatura foi alta novamente e a máxima passou de 35°C em diversas cidades gaúchas. A maior marca de hoje, segundo dados, oficiais, ocorreu em São Gabriel com 36,5°C, seguido de 35,4°C em Alegrete, 34,8°C em São Luiz Gonzaga, 34,3°C em Santiago e Teutônia e 34°C em Quaraí. Medições feitas por estações meteorológicas particulares registraram 38,3°C em Rosário do Sul, 37,8°C em Não Me Toque, 36,8°C em Restinga Seca e Rio Pardo e 36,4°C em Horizontina.


Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do  Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) choveu 44 mm em Santa Rosa o que representa 30% do normal para o mês inteiro. Ao passo que 42 mm foram registrados em apenas 1 hora, ou seja, a chuva foi muito forte e rápida. Como resultado a temperatura despencou de 33,6°C para 21,8°C em Santa Rosa. Em Serafina Correa choveu 41 mm o que corresponde a 24% da média histórica mensal. Do mesmo modo foi registrado 39 mm em Vacaria, 30 mm em Cambará do Sul, 22 em Ibirubá, 19 mm em Ijuí, 17 mm em Horizontina e 15 mm em Redentora.

Em contrapartida o tempo seguiu firma na Capital e região metropolitana que teve máximas elevadas com 35,2°C em Campo Bom, 34,7°C em São Leopoldo e Gravataí, 32,9°C em Porto Alegre. O abafamento estava presente desde cedo em toda a região com sol e algumas nuvens.

Ao mesmo tempo o dia foi muito proveitoso nas praias gaúchas que tiveram sol e calor típico de verão. Segundo dados do INMET a máxima alcançou 28,5°C em Torres, 25,8°C em Tramandaí e 26°C em Mostardas. Em Capão da Canoa deu praia e os veranistas puderam aproveitar um belo dia de sol.

 

DOMINGO SEGUE QUENTE COM CHUVA ISOLADA

O domingo terá variação de nuvens em grande parte das regiões, contudo, alternando com aberturas de sol. O tempo tende a ficar mais aberto na Metade Sul e Leste novamente, portanto, mais um dia que vai dar praia. A instabilidade cresce da tarde para a noite estimulada pelo aquecimento com risco de temporais isolados. Assim como hoje, o domingo terá pancadas de chuva de forte intensidade com distribuição muito irregular, concentrada nas faixas Oeste e Norte/Noroeste. Mapa de refletividade do modelo WRF indica potencial de granizo em áreas isoladas. Destaca-se ainda para o risco de temporais isolados em Santa Catarina e no Paraná neste domingo. Além das pancadas de chuva, a expectativa é de ocorrência de raios e rajadas de vento isoladas.

Anúncios