Anúncios

Neste domingo a umidade se redistribui pelo país favorecendo um cenário de instabilidade típica de verão.  Entre a tarde e a noite a combinação de calor e umidade forma nuvens de grande desenvolvimento vertical com pancadas de chuva e temporais isolados. Á primeira vista a chuva não será para todos já que a expectativa é de tempo mais seco no Nordeste com previsão sol e nuvens e calor. Em parte do Rio Grande do Sul, sobretudo Metade Sul também o potencial de chuva é baixo neste domingo.

Antes de tudo o domingo pela manhã poderá amplas aberturas de sol em grande parte do Sudeste, Sul e Nordeste o que vai propiciar rápido aquecimento nessas regiões. A sensação de calor predomina com expectativa de um dia típico de verão em grande parte do território Nacional. Por outro lado, no Centro Oeste, especialmente entre Mato Grosso e Goiás as nuvens estarão presentes desde cedo, bem como, entre Rondônia, Pará e Amazonas.


BOLHA DE CALOR NO SUL DO CONTINENTE

O mapa de projeção de temperatura para a tarde deste domingo indica que a região mais quente do continente sul americano com marcas ao redor de 40°C será entre a Argentina, Uruguai e Oeste gaúcho. Como resultado do retorno do tempo mais seco na região o aquecimento será muito rápido  e possivelmente no turno da manhã a temperatura passe dos 30°C em diversas cidades dessas regiões.  Simultaneamente o  calor estrará presente na maioria das regiões brasileiras com máximas acima de 35°C em muitas áreas.


TEMPORAIS ISOLADOS EM DIVERSAS REGIÕES

Ao longo da tarde uma frente fria avança pelo oceano na altura de São Paulo e Rio de Janeiro conectada ao canal primário de umidade proveniente da região amazônica com potencial de chuva e temporais. Modelos projetam que o maior potencial de tempestades neste domingo se concentra entre Santa Catarina e o Sul da Bahia, com risco alto também para o Centro Oeste e Norte. O mapa abaixo é um dos indicadores de potencial de temporais usados na análise dos meteorologistas e de forma intuitiva você pode observar que as áreas de cor mais acentuada são as áreas com potencial maior de chuva e temporais. É importante destacar que a chuva será muito irregular com padrão de verão mesmo quando pode chover muito num determinado bairro e não cair uma gota se quer logo ao lado dentro de uma mesma cidade. Além da chuva, há risco de vendavais isolados, muitos raios e queda isolada de granizo.

 

Anúncios