Anúncios

Calor de 40ºC marcará primeira metade do Carnaval | ALEX ROCHA/PMPA

A onda de calor segue ganhando força no Rio Grande do Sul e a temperatura passou pela primeira vez de 40ºC neste ano no estado em registros oficiais. A tendência é de o calor aumentar ainda mais com marcas perto e acima de 40ºC em grande número de cidades nesta sexta-feira e, especialmente, durante o fim de semana.

De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas máximas desta quinta-feira foram de 40,1ºC em Quaraí; 37,7ºC em Uruguaiana; 37,6ºC em Santiago; 37,4ºC em São Borja; 37,3ºC em Alegrete; e 37,1ºC em Campo Bom.


A máxima de Quaraí foi a primeira deste ano na rede oficial em que a marca de 40ºC foi alcançada. A cidade do Oeste enfrenta calor intenso a extremo todos os dias desde o começo do ano. Registrou máximas de 36,1ºC no dia 1º/2; 37,7ºC no dia 2; 39,8ºC no dia 3; 39,1ºC no dia 4; 37,2ºC no dia 5; 39,0ºC no dia 6; 39,2ºC no dia 7; e 40,1ºC hoje.

Já estações automáticas particulares igualmente indicaram máximas excessivamente altas com 39,1ºC em Porto Xavier; 38,8ºC em Uruguaiana; 38,4ºC em Barra do Quaraí; 38,3ºC em Santa Rosa; 38,1ºC em Porto Vera Cruz; 37,8ºC em Rosário do Sul, São Borja e Maçambará; e 37,2ºC em São Francisco de Assis.


A MetSul Meteorologia reforça a advertência que o calor vai ganhar força em diversas regiões gaúchas nesta sexta-feira e no fim de semana à medida que o centro da massa de ar quente que atua sobre o Norte e o Nordeste da Argentina avança para o Sul do Brasil.

A massa de ar muito quente estará sobre o Rio Grande do Sul e continua a ganhar força nesta sexta. O efeito nesta sexta-feira será um começo de Carnaval com temperatura elevada em todas as regiões do estado e excessivamente elevadas em muitas cidades gaúchas. O começo do dia já é quente em diferentes municípios com mínimas altas.

Com o sol, a temperatura dispara e os gaúchos voltarão a ter uma tarde de muito calor com marcas escaldantes. O sol aparece com nuvens, mas da tarde para a noite ocorrem pancadas de chuva isoladas e temporais localizados, especialmente no Centro e na Metade Norte, pelo forte aquecimento. Máximas novamente ao redor de 40ºC no Oeste e de 35ºC a 37ºC na Grande Porto Alegre.

A previsão da MetSul indica máximas acima de 40ºC no estado gaúcho, especialmente neste fim de semana que terá os dias mais quentes desta onda de calor. A temperatura ficará ao redor de 40ºC na capital no domingo e deve passar dos 40ºC durante o fim de semana nos vales e na Grande Porto Alegre.

Fará muito calor ainda na Serra, com marcas acima de 35ºC, e no Litoral Norte. Nem a brisa deve aliviar muito o abafamento nas praias. A MetSul Meteorologia alerta ainda para noites com temperatura muito alta, sobretudo nas madrugadas do domingo e da segunda-feira.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios