Anúncios

Temporal causou estragos na tarde de ontem em São Miguel do Oeste | Redes sociais

Temporal atingiu na tarde de ontem o município catarinense de São Miguel do Oeste com fortes rajadas de vento que causaram danos em diferentes bairros da cidade do Extremo Oeste do estado. Houve alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores, conforme a Defesa Civil. Bombeiros distribuíram lonas aos moradores atingidos. Tempestades foram registradas ainda nos municípios de Guaraciaba e Itapiranga, também no Oeste.

No Rio Grande do Sul, as áreas de instabilidade que avançaram da tarde para a noite pela Metade Oeste trouxeram chuva localmente forte e temporais isolados em cidades do Noroeste gaúcho. Em Ijuí, a noite da quinta-feira foi marcada por forte chuva que veio acompanhada de muitos raios e relâmpagos.


Os acumulados de chuva em alguns pontos do Noroeste, do Centro e do Norte do Rio Grande do Sul foram altos com a instabilidade da tarde para a noite de ontem e as primeiras horas desta sexta. Os volumes medidos em pluviômetros do Centro Nacional de Previsão de Desastres chegaram a 62 mm em Entre-Ijuís, 60 mm em Ijuí, 57 mm em Soledade, 41 mm em Arroio do Tigre, 39 mm em Caxias do Sul e 34 mm em São Borja.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36 mm em Ibirubá, 28 mm em Alegrete, 27 mm em Tupanciretã, 25 mm em Palmeira das Missões, 24 mm em Frederico Westphalen e 21 mm nos municípios de Cruz Alta e Santo Augusto. Nas demais estações do órgão a precipitação variou entre 0 mm e 20 mm.


A instabilidade ocorreu depois de uma tarde de intenso calor. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram máximas na quinta-feira de 40,9ºC em Alegrete, 40,7ºC em Uruguaiana, 39,6ºC em São Luiz Gonzaga, 38,6ºC em Santiago, 37,7ºC em Cruz Alta, 37,6ºC em São Vicente do Sul, 37,2ºC em Tupanciretã, 36,9ºC em Santo Augusto, 36,7ºC em Ibirubá, e 36,5ºC em Quaraí.

Já estações automáticas particulares e de outras instituições registraram máximas ontem de 41,3ºC em Porto Xavier, 41,1ºC em São Borja, 40,7ºC em Santa Rosa, 40,4ºC em Santo Antônio das Missões, 40,3ºC em Itaqui, 39,6ºC em Bossoroca, 39,2ºC em Porto Vera Cruz, 38,9ºC em Santo Ângelo, 37,4ºC em Jaguari, e 37,3ºC em Espumoso.

O risco de temporais prossegue nesta sexta-feira no Sul do Brasil. O ar quente e úmido de origem tropical forma nuvens carregadas que podem provocar temporais em pontos isolados.

O maior risco ocorre entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná, mas, especialmente, nos estados catarinense e paranaense. O Paraná, aliás, já tem chuva com possibilidade de alguns temporais entre a madrugada e a manhã desta sexta.

A probabilidade de temporais localizados aumenta da tarde para a noite com o aquecimento diurno sob uma atmosfera com abundante umidade, combinação que favorece a formação de algumas nuvens de grande desenvolvimento vertical. São ocorrências pontuais e localizadas, não se projetando risco de tempo severo generalizado.

Anúncios