A MetSul Meteorologia alerta que o significativo aumento da umidade na massa de ar quente que persistirá sobre o Rio Grande do Sul trará uma alta frequência de tempo severo durante estes últimos dias de 2013 e nos primeiros de 2014. Devem ser esperados muitos temporais, na maioria das regiões gaúchas, com taxas de instabilidade atmosférica em níveis muitos altos e críticos para tempestades. Na prática, a umidade vai funcionar como gasolina em fogo (ar quente), determinando a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical, capazes de trazer chuva localmente torrencial e com volumes muito altos em curto período (50 a 100 mm em menos de duas horas), granizo e vendavais. Alguns temporais podem ser de forte intensidade e ainda com elevado potencial de provocar transtornos e prejuízos tanto em zonas urbanas como rurais.
Observe no mapa de água precipitável acima como a umidade já começa a avançar para o Sul e já cobre o Paraguai, devendo se deslocar nos próximos dias até o Centro da Argentina, formando um segundo canal de umidade no continente. Os índices de instabilidade projetados pelos modelos são muitos altos para o fim de semana e o começo da próxima semana no Centro da Argentina e Uruguai, onde deverão ocorrer muitos temporais com chuva intensa, vendavais e granizo. Em alguns locais, o vento vai ser muito intenso durante as tempestades e os índices de instabilidade sugerem mesmo o risco de tornados. No Rio Grande do Sul, inicialmente, os índices de instabilidade são mais altos no Oeste e no Noroeste gaúcho, mas no fim de semana devem aumentar bastante em todas as regiões do Estado e estarão em níveis elevados na primeira metade da semana que vem, sugerindo alto risco de temporais com forte intensidade no território gaúcho. Observe no gráfico abaixo a projeção dos índices de instabilidade para Porto Alegre e veja como eles atingem valores críticos para tempo severo ( excede limites de risco de K acima de 40, CAPE superior a 1500, Lifted Index inferior a -4, SWEAT acima de 250 e Total Totals superior a 50).
É impossível dizer quais cidades podem ser atingidas com mais força, sendo os alertas de curto prazo. Importante, entretanto, estar alerta neste período de virada do ano para todos os alertas da Meteorologia. Serão vários dias seguidos de risco com mau tempo afetando com mais força uma área do Estado em determinado momento e outras regiões gaúchas no dia seguinte. Estaremos informando em nossas redes sociais (Twitter e Facebook) sobre os alertas de curto prazo. [En Español: MetSul Meteorologia advierte para una condicion muy favorable para tormentas durante los ultimos dias de 2013 y los primeros de 2014 en el territorio uruguayo. Pronosticase una secuencia de dias con tormentas de variada intensidad generadas por la masa de aire muy calido y humedo. Atención que algunas tormentas pueden tener fuerte intensidad con granizo de tamaño medio a grande y viento fuerte a intenso. Hay aun el riesgo de turbonadas y viento destructivo aislado].