O Rio Grande do Sul teve hoje (29) o oitavo dia seguido com temperatura abaixo de zero e o décimo nos últimos onze com mínima negativa. No dia 19 de julho, Morro Redondo acusou -1,0ºC. No dia 20, Morro Redondo voltou a ter marca abaixo de zero com -0,5ºC. No dia 21, devido à instabilidade, a temperatura não caiu tanto na madrugada, mas teve forte queda ao longo do dia. Mesmo assim fez 0,8ºC em Quaraí. No dia 22, Cambará do Sul anotou -2,0ºC. No dia 23, a mínima caiu a -5,3ºC em Santa Rosa e -4,2ºC na cidade de Cambará. No dia 24, os termômetros acusaram -4,9ºC em Santa Rosa. Já no dia 25, a mínima se deu novamente na cidade do Noroeste com -6,3ºC. No dia 27, São José dos Ausentes teve -5,3ºC. Ontem, a mínima foi mais uma vez na cidade dos Campos de Cima da Serra com -1,6ºC. E, de novo, hoje, com -2,9ºC. A sequência em Porto Alegre de cinco dias seguidos com mínimas abaixo de 5ºC acabou mesmo na sexta, já que as mínimas na Capital foram de 5,3ºC tanto no sábado como no domingo na estação do Lami (Sul da cidade). Hoje, a mínima anotada no Lami foi 6,2ºC.


A temperatura máxima subiu muito no fim de semana no Estado a ponto das máximas terem alcançado ontem 24,3ºC em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, e 26,3ºC em Santa Rosa, no Noroeste. Depois de uma semana inteira de frio à tarde, o fim de semana com máximas amenas e agradáveis levou muita gente à rua (foto acima da tarde de domingo no Jardim Botânico de Porto Alegre por Paulo Nunes do Correio do Povo). Essa forte elevação não foi resultado só do afastamento do núcleo da massa de ar polar, mas também da atmosfera muito seca. Tanto que as mínimas seguiram negativas. O ar seco proporciona rápido aquecimento de dia e forte resfriamento noturno, especialmente em vales e baixadas, com grande amplitude (acima de 20ºC em muitas cidades) e significativas diferenças de temperatura entre microclimas na madrugada.


O perfil muito seco da atmosfera foi a causa também do frio intenso do fim de semana nas partes altas do Sudeste do Brasil. Estação no Parque do Itatiaia, a 2450 metros, no Rio de Janeiro, acusou mínima de 6,9ºC abaixo de zero e 5,7ºC abaixo de zero ontem. No Sul de Minas, na Mantiqueira, houve forte geada. Os campos amanheceram cobertos de gelo no domingo em Maria da Fé (foto de William Siqueira), onde estação particular acusou 3ºC abaixo de zero ontem e -2,7ºC negativos hoje. Aqui no Estado, a temperatura segue em elevação no decorrer da semana. As noites continuam frias, mas esquenta gradualmente. As tardes de quarta e quinta devem ser quentes, não se descartando até máximas de 30ºC ou mais no Centro e no Oeste gaúcho. Instabilidade é prevista para o final desta semana e mais generalizada na sexta-feira.