Anúncios

Sábado de sol e nuvens com aumento da nebulosidade na maioria das regiões do Estado. Maior incremento da cobertura de nuvens no Oeste e no Sul, onde deve chover devido ao avanço da instabilidade do Uruguai e da Argentina. Nestas áreas há o risco de chuva forte localizada com temporais acompanhados de raios e granizo em pontos isolados. Nas demais regiões, onde o tempo segue firme, o sábado será uma vez mais quente com maior sensação de abafamento. Ainda haverá vento Norte que em algumas cidades pode soprar moderado a forte. As máximas nos vales, Noroeste e Grande Porto Alegre ficam entre 32ºC e 34ºC.

Domingo com maior presença de nuvens no Rio Grande do Sul. O sol aparece durante o dia acompanhado de nuvens em diferentes pontos do Estado, mas a atmosfera vai estar instável. Chove em diversas regiões no decorrer do dia, mas as precipitações tendem a ser muito irregulares à medida que a instabilidade enfraquece e se desorganiza. É possível que em alguns municípios sequer chova. Qualquer instabilidade mais forte na forma de chuva ou temporal de granizo e raios será isolada devido à interação de ar quente com umidade. Devido às nuvens, aquece menos, mas será uma jornada de abafamento.


Projeção futura de radar (refletividade) com base no modelo WRF da MetSul Meteorologia mostra o avanço projetado da instabilidade pelo Rio Grande do Sul no decorrer deste sábado e ao longo do domingo

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, mas haverá ainda muitas nuvens em parte do Estado, especialmente no Centro, Oeste e Sul, sobretudo na madrugada e de manhã. Estas áreas podem ter pancadas isoladas de chuva, ocasionalmente fortes e com granizo isolado. No decorrer do dia, a instabilidade recua para o Uruguai, e locais que começaram o dia com chuva devem ter sol. A instabilidade estará sendo pressionada para Sul pelo ingresso de ar quente de Norte que trará mais um dia abafado e de temperatura alta com vento Norte que pode ser moderado a forte em alguns locais. Na terça, o sol aparece no Rio Grande do Sul e será um dia muito quente com máximas perto ou acima de 35ºC em diversas localidades. Uma jornada de verão.

 


Anúncios