Inundações afetam diferentes departamentos do Uruguai, confirmando os alertas da MetSul de que chuva excessiva levaria a enchentes no país. Levantamento da manhã deste sábado das autoridades uruguaias aponta perto de 300 desabrigados em sete departamentos do país. Um dos mais afetados é Maldonado. Parte da cidade de San Carlos está debaixo d’água. O estádio do clube de futebol Atenas ficou submerso. Não bastasse a chuva, raios que atingiram duas linhas de transmissão da estatal UTE causaram um blecaute no final da madrugada deste sábado que deixou sem luz a maior parte do Uruguai.
A perspectiva não é favorável para os próximos dias, uma vez que se prevê mais chuva na próxima semana. Modelos numéricos analisados pela MetSul mostram a tendência de 50 mm a 150 mm na maior parte do Uruguai nos próximos dez dias. Chuva que encontrará rios e arroios com níveis elevados.
Sob um padrão de bloqueio atmosférico, o Sul do Brasil permanece sob a influência da grande massa de ar seco que cobre o Brasil, o que determina as tardes de calor. Com isso, a instabilidade fica retida ao Sul e chove muito no Uruguai. O fluxo de ar quente de Norte alimenta a instabilidade, formando nuvens carregadas que provocam chuva volumosa, raios e granizo isolado.