Porto Alegre fica livre do calor mais intenso previsto para o Noroeste do Rio Grande do Sul, mas segue com temperatura alta (Fernando Oliveira)

A temperatura chegou a 34,1ºC nesta sexta-feira (25) em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima até 15h foi de 32,8ºC em São Luiz Gonzaga. Quaraí foi a 32,2ºC. Uruguaiana registrou 32,1ºC. Em Alegrete, a máxima foi de 31,4ºC. São Borja teve 31,5ºC. Santo Augusto anotou 30,9ºC.

Na Grande Porto Alegre, como era previsto, não fez tanto calor como no Noroeste. No Jardim Botânico, na Capital, a máxima foi de 28,6ºC. Em Campo Bom, por sua vez, os termômetros indicaram 31,2ºC. Parobé foi a 30,5ºC e Novo Hamburgo teve uma máxima de 29,6ºC na Lomba Grande. Já no Vale do Taquari, a temperatura máxima de hoje foi de 32,9ºC em Teutônia.

A MetSul reitera que o calor será muito intenso neste sábado (26) em parte do Estado com as maiores máximas nas Metades Oeste e Norte do Estado, em particular na região Noroeste que concentrará os vales mais altos à tarde. Santa Rosa, por exemplo, deve ter máxima no sábado ao redor de 37ºC ou 38ºC, mas em um ponto ou outro pode fazer até mais. Em Passo Fundo, o sábado deve ter entre 32ºC e 33ºC à tarde, mas municípios da região como Carazinho podem ter 33ºC a 34ºC. Cruz Alta e Ijuí devem ter de 34ºC a 35ºC em suas regiões. Em Caxias do Sul e Gramado, máxima ao redor de 30ºC a 31ºC. Santa Maria deve ir a 33ºC. No Sul do Estado, haverá instabilidade e máximas que não sobem muito. No Leste do Estado, incluindo Porto Alegre que pode ter 29ºC a 30ºC, a presença de nuvens e até instabilidade isolada na área de entorno da Lagoa dos Patos vai frustrar aquecimento maior.