Anúncios

Cidade do Rio de Janeiro terá calor histórico que pode ficar perto ou acima de 40ºC na tarde de quinta-feira | NESTOR J. BEREMBLUM/BRAZIL PHOTO PRESS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A MetSul Meteorologia alerta que o calor vai ganhar muita força no Rio de Janeiro entre esta quarta e a quinta-feira com previsão de pico de intensidade na quinta, quando as máximas vão ficar ao redor dos 40ºC na cidade do Rio de Janeiro em pleno mês de agosto e durante o inverno.

O calor que se projeta para os dois dias será semelhante aos dias mais quentes do verão no estado do Rio de Janeiro com marcas que raramente se observa nesta época do ano na cidade do Rio e outras cidades fluminenses.

A temperatura chegou nesta terça a 34,2ºC na estação meteorológica de Seropédica, cidade perto da capital fluminense. Na cidade do Rio de Janeiro, na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior máxima foi de 33,7ºC em Marambaia.

Ar mais quente vai ingressar vindo do Centro-Oeste e de São Paulo, somando-se a atuação de uma corrente de jato em baixos níveis que trará a massa de ar superaquecida com rajadas de vento de Noroeste. O vento de Noroeste ao descer a Serra do Mar se comprimirá e vai gerar um superaquecimento em processo conhecido como aquecimento adiabático.

A temperatura máxima na cidade do Rio de Janeiro nesta quarta pode alcançar 36ºC a 37ºC em alguns bairros. Na quinta, o calor aumenta ainda mais com a atuação da corrente de jato em baixos níveis e as máximas em parte da cidade podem ficar em torno dos 40ºC ou até mais. Na Baixada Fluminense, não são descartadas marcas de 40ºC a 41ºC na quinta. Na sexta, o calor cede bastante.

Não se pode descartar calor recorde ou perto de valores recordes na cidade do Rio de Janeiro, onde em diversos bairros as máximas devem se aproximar ou mesmo atingir os 40ºC nesta quinta-feira.

A cidade do Rio de Janeiro possui uma série de medições descontinuadas que dificultam se fazer comparações históricas. A estação meteorológica de Bangu, por exemplo, já desativada, chegou a registrar enquanto esteve em operação máxima de 40,2ºC em agosto. Há precedentes de 38ºC a 39ºC no mês em Santa Cruz e no Alto da Boa Vista.