Anúncios

Calor na cidade de São Paulo pode romper a marca de 33ºC no Mirante de Santana com novo recorde de máxima para agosto | KEVIN DAVID/BRAZIL PHOTO PRESS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O calor vai ser extremo nesta segunda metade da semana no estado de São Paulo, adverte a MetSul Meteorologia. Há possibilidade de quebra de recordes de calor para o mês de agosto tanto na área da capital paulista como em estações meteorológicas do litoral e do interior do estado.

A temperatura atingiu na estação automática do Mirante de Santana, zona Norte da cidade de São Paulo, máxima de 30,3ºC. No interior, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram máximas de 30ºC a 33ºC na maioria das cidades com máximas de 35,9ºC em Valparaíso, 35,0ºC em Dracena, 34,9ºC em Rancharia e 34,2ºC em Presidente Prudente, Barretos e Tupã, e 34ºC em Lins.

Se o calor já é intenso, a tendência é aumentar ainda mais entre esta quarta e a quinta-feira no estado de São Paulo à medida que ar mais quente vai ingressar vindo do Centro-Oeste e com a atuação de uma corrente de jato em baixos níveis que trará a massa de ar superaquecida com rajadas de vento de Noroeste.

Nesta quarta, as máximas novamente vão passar dos 30ºC em quase todo o estado paulista e se elevam ainda mais em relação a esta terça. São esperadas máximas em pontos do litoral de 35ºC a 38ºC, o que se projeta também para municípios do Centro para o Oeste e o Noroeste paulista.

Na quinta, calor excepcional para agosto. Virtualmente, quase todo os municípios paulistas terão uma tarde com máximas acima de 30ºC, exceção dos pontos mais altos da Mantiqueira e de algumas áreas do Vale do Ribeira. O calor pode atingir 35ºC ou mais em grande parte das cidades paulistas. Cidades na Baixada Santista e no Litoral Norte podem anotar 36ºC a 39ºC. O Centro, Oeste e o Noroeste devem ter 35ºC a 38ºC com possíveis marcas de 38ºC a 40ºC em algumas cidades.

Na sexta, por ação de uma frente fria, o calor cede bastante no Sul e no Leste do estado de São Paulo, mas seguirá muito intenso a extremo em grande parte do interior. Cidades do Centro para o Oeste, o Noroeste e o Norte paulista devem ter marcas generalizadas acima de 35ºC com picos de 38ºC a 40ºC em algumas cidades.

Na cidade de São Paulo, os dois dias de calor mais extremo serão esta quarta e a quinta-feira. A máxima oficial do Mirante de Santana, que é usada para cálculo de recordes, deve ficar ao redor de 33ºC nesta quarta e entre 33ºC e 34ºC na quinta. Na sexta, com aumento de nuvens e chuva a temperatura despenca.

Com isso, não se pode afastar recorde de calor para a cidade de São Paulo desde o começo das medições em 1943. A máxima já deve ficar ao redor do recorde nesta quarta e a chance maior de quebra da máxima absoluta de agosto é na quinta.

O recorde de calor para o mês de agosto na estação de referência climatológica da cidade de São Paulo é de 33,1ºC, em 1952 e 1955. Na segunda colocação do ranking, aparece registro de 33,0ºC em 31 de agosto de 1963. Na sequência, na terceira posição dos dias mais quentes de agosto, há registro de 32,8ºC em 28 de agosto de 1961 e 26 de agosto de 2021.