Anúncios

O ingresso de uma massa de ar mais seco e frio, vinda do Sul, proporcionou um início de semana com o predomínio do sol no Rio Grande do Sul. Na segunda e hoje foram registradas até mínimas baixas pra esta época do ano. 

A terça-feira começou com 9,9ºC em Canela, 10,2ºC em Herval, 10,9ºC em Vacaria, 11,1ºC em Caxias do Sul, 11,9ºC em São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, 12,0ºC em Bom Jesus. 12,1ºC em Campos Borges, 12,2ºC em Encruzilhada do Sul, 12,6ºC em Bagé e Lagoa Vermelha, 12,7ºC em Cambará do Sul, Gramado e Pelotas, e 13,0ºC em Tapera. Muitas cidades anotaram entre 13ºC e 15ºC. 


Agora, na segunda metade da semana, o que vai ditar as condições do tempo é a componente de Norte, com o avanço de ar tropical mais quente e úmido para o Estado. 

Por isso, as pancadas de chuva típicas de verão vão ser bastante freqüentes a partir desta quarta-feira na Metade Norte gaúcha, especialmente em locais mais próximos de Santa Catarina. 

Recordamos que chuva de verão é por natureza muito irregular (chove em um ponto e não chove em outro perto), e ainda pode ser muito forte e com temporais em setores bastante localizados. No final da semana, as pancadas que ocorrem principalmente da tarde pra noite tendem a ocorrer diária ou quase diariamente em maior número de pontos do Rio Grande do Sul, inclusive na área de Porto Alegre, e esta condição deve permanecer ao longo da próxima semana com sol, nuvens, calor com abafamento e pancadas de chuva passageiras muito freqüentes. 


O mapa mostra a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas, com os acumulados previstos até 9h de sexta-feira.

Esta dinâmica de chuva de verão frequente impede noites mais amenas pela maior umidade e presença de nuvens, porém desfavorece calor muito intenso por dias seguidos.

Anúncios