Rajadas de vento por vezes fortes acompanham o ingresso da massa de ar frio na retaguarda da frente fria que começa a ingressar no Rio Grande do Sul nas primeiras horas desta segunda-feira. Vários municípios do Sul e do Oeste gaúcho registravam rajadas acompanhando chuva e raios no final da madrugada desta segunda.

Dados de estações meteorológicas indicaram vento de 61 km/h em Dom Pedrito entre 5h e 6h da manhã. A temperatura caiu em uma hora de 17,6ºC para 13,7ºC na cidade da região da Campanha gaúcha.

Na barra do Chuí, no extremo Sul gaúcho, o vento atingiu 66 km/h no começo da madrugada desta segunda-feira. Nas horas seguintes, o tempo seguiu ventoso com rajadas perto de 60 km/h em todas as leituras horárias até o amanhecer.


Muitas outras cidades do Sul e do Oeste gaúcho anotaram vento de 50 km/h a 60 km/h em horas da madrugada desta segunda-feira, reportadas por estações, por exemplo, como Quaraí, Bagé e Canguçu.

A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul ao longo do dia com aumento de nuvens e chuva em todas as regiões. O tempo melhora já durante esta segunda com o retorno do sol após a chuva no Oeste e no Sul.

À noite, o tempo estará aberto no Oeste, no Sul e também no Centro do estado à medida que ar mais frio e seco avança para parte do território gaúcho, mas a Metade Norte seguirá com muitas nuvens.


Os volumes de chuva devem ser, em geral, baixos. Pontos isolados podem ter pancadas fortes acompanhadas de trovoadas e um risco menor de granizo bastante localizado, alerta a MetSul Meteorologia.

Ar mais frio na retaguarda do sistema frontal ingressa no estado ao longo do dia e a temperatura cai acentuadamente. Até o começo da tarde, o ar frio já estará cobrindo todo o Oeste, o Centro e o Sul gaúcho, mas no Norte do estado ainda estará mais abafado sob ar quente.

As máximas ocorreram no começo do dia e as mínimas se darão na maioria das cidades no fim do dia, quando faz frio em muitas áreas do estado. Por isso, na maior parte dos municípios a temperatura vai estar mais baixa hoje à tarde que na abafada madrugada de hoje.


No fim do dia, a tendência é de 7ºC a 8ºC na fronteira com o Uruguai e na região da Campanha ao passo que em Porto Alegre a noite de hoje deve ter 13ºC a 14ºC, valores bem abaixo das marcas observadas na madrugada de hoje.