A semana começa com significativas mudanças no tempo no Rio Grande do Sul. A atmosfera rapidamente se instabilizou no estado gaúcho na madrugada desta segunda-feira com chuva em diferentes locais e trovoadas em vários pontos.
A imagem de satélite do final da madrugada desta segunda do GOES-16 mostrava várias áreas de instabilidade e com registro de raios (pontos vermelhos), sinalizando convecção (movimento ascendente do ar) que forma nuvens mais carregadas.
A instabilidade desta segunda está associada à chegada de uma frente fria que se segue ao domingo de sol e calor, quando a temperatura passou de 30ºC e atingiu quase 34ºC na região dos vales.
A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul hoje e traz aumento de nuvens e chuva para todas as regiões. O tempo melhora já durante esta segunda com o retorno do sol após a chuva no Oeste e no Sul.
À noite, o tempo estará aberto no Oeste, no Sul e também no Centro do estado à medida que ar mais frio e seco avança para parte do território gaúcho, mas a Metade Norte seguirá com muitas nuvens.
Os volumes de chuva devem ser, em geral, baixos. Pontos isolados podem ter pancadas fortes acompanhadas de trovoadas e um risco menor de granizo bastante localizado. A chuva alcança ainda hoje Santa Catarina e parte do Paraná. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva até 21h de hoje pelo modelo alemão Icon.
Ar mais frio na retaguarda do sistema frontal ingressa no estado ao longo do dia e a temperatura cai acentuadamente. Em alguns pontos, o ar frio chega com vento moderado com ocasionais rajadas fortes.
As máximas ocorrem no começo do dia e as mínimas se dão na maioria das cidades no fim do dia, quando faz frio. Por isso, na maior parte dos municípios a temperatura vai estar mais baixa hoje à tarde que na abafada madrugada de hoje.