Frente fria trouxe nuvens, chuva e queda acentuada da temperatura com vento nesta segunda. Previsão do tempo para amanhã indica um dia com sol e nuvens. | IARA PUNTEL

Verão ontem e inverno hoje. Os gaúchos foram submetidos a uma enorme variação térmica de ontem para hoje com mudança de temperatura de até 20ºC no mesmo horário do domingo para esta segunda-feira. O Rio Grande do Sul saiu da tarde mais quente do inverno para uma das mais frias desta estação.

A maior temperatura registrada ontem no estado foi de 33,7ºC em Parobé. Hoje, na mesma hora da máxima do dia anterior, a temperatura na cidade era 14,4ºC. No Vale do Rio Pardo, no meio da tarde do domingo fazia 33,0ºC em Vera Cruz e nesta segunda à tarde apenas 13ºC.

Esta enorme queda de temperatura foi observada em muitas outras cidades gaúchas. Com dados do meio da tarde do domingo, quando ocorreram as máximas, para 15h desta segunda, a mudança foi de 32,6ºC para 13ºC em Estrela, 32,4ºC para 13ºC em Venâncio Aires, 32,3ºC para 12,7ºC em Santa Cruz do Sul, e de 32,2ºC para 15ºC em São Borja.

A comparação de 24 horas apontou ainda mudança de 31,9ºC para 19ºC em Santa Rosa, de 31,7ºC em Uruguaiana para 17ºC, de 31,7ºC em Teutônia para 13ºC, de 31,3ºC para 13,5ºC em Rio Pardo e de 31,1ºC para 12,8ºC em Santa Maria.

Na Grande Porto Alegre, Campo Bom saiu de uma máxima na tarde do domingo de 32,2ºC para 14,0ºC às 15h desta segunda. Foi a tarde mais fria desde o dia 18 de julho. Em Canoas, em 24 horas, a temperatura variou de 31,6ºC para 14,1ºC. Em São Leopoldo, de 31,4ºC para 13,9ºC. Em Gravataí, de 31,3ºC para 13,5ºC. E em Viamão de 30,1ºC para 13,5ºC.

Em Porto Alegre, na estação do Jardim Botânico, a temperatura saiu de uma máxima de 31,0ºC no meio da tarde de domingo para 13,4ºC hoje às 15h. Na estação de Belém Novo, no Sul da cidade, de 30,2ºC para 13,8ºC.

O que ocorreu? O Rio Grande do Sul estava sob uma massa de ar muito quente no domingo, mas  hoje chegou uma frente fria acompanhada de uma massa de ar frio com chuva e rajadas de vento que ficaram entre 50 km/h e 70 km/h em muitas cidades.

A previsão do tempo para amanhã indica que o sol aparece com nuvens em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas no Nordeste do estado, sobretudo entre a Serra e o Litoral Norte, ainda ocorre garoa no começo do dia.

Da tarde para a noite, a nebulosidade aumenta muito e o tempo tende a se instabilizar com chuva e chance de trovoadas em pontos do Oeste, do Noroeste e o Norte do estado. Trata-se de instabilidade que vai tomar conta do estado na quarta.

A terça-feira vai começar fria, com marcas abaixo de 5ºC no Sul gaúcho, fronteira com o Uruguai e na Campanha, mas a tarde será amena e agradável. As mínimas amanhã em alguns pontos do Sul e da Serra do Sudeste podem ficar entre 1ºC e 3ºC com chance de geada.

Na quarta-feira, um centro de baixa pressão trará muitas nuvens e chuva novamente para todas as regiões do Rio Grande do Sul. A chuva pode ser localmente forte e com risco de temporais isolados de raios e, sobretudo, granizo. A instabilidade deve afetar ainda Santa Catarina e o Paraná com risco de tempo severo localizado.