O estado de São Paulo começou a semana com muito calor. A temperatura no interior paulista passou de 30ºC na esmagadora maioria dos municípios e superou os 35ºC em alguns pontos com registros de até 36,3ºC em Valparaíso, 35,5ºC em Dracena e 35,4ºC em Rancharia.
O calor se fez presente também na capital paulista e na Grande São Paulo. Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram máximas de 30,6ºC em Interlagos (zona Sul) e 30,3ºC no Mirante de Santana (zona Norte). Calor após um amanhecer que teve mínima na rede do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, de 8,3ºC em Parelheiros.
Por que tanta variação de temperatura? Tempo muito aberto com ar extremamente seco. Grande parte do interior de São Paulo teve nesta segunda umidade ao redor ou abaixo de 20%. Na capital paulista, a umidade desceu a 20% em Interlagos.
E o que vem agora? Um alívio para o calor e a baixa umidade. Ao menos em parte do estado de São Paulo. Isso porque grande parte do interior vai seguir com tempo seco e quente, sobretudo cidades mais do Centro para o Norte paulista.
Nesta terça, a passagem de uma frente fria deve trazer aumento de nuvens e chance mesmo de precipitação leve em pontos do Sul e do Leste de São Paulo, como o Vale do Ribeiro, a costa e a Grande São Paulo.
Na cidade de São Paulo, o ingresso de ar mais frio com aumento de nuvens e talvez alguma precipitação fraca trará temperatura até 10ºC menor do que a registrada hoje na tarde desta terça-feira.
Se hoje os termômetros indicaram máximas acima de 30ºC na capital paulista, as máximas nesta terça à tarde devem ficar ao redor dos 20ºC. O ar mais frio ingressa com vento que traz baixa sensação térmica.
A tendência para a cidade de São Paulo é de a temperatura seguir amena e agradável durante a quarta-feira, ainda com períodos de maior nebulosidade, mas na quinta o ar seco e quente volta a avançar para o Leste paulista e as temperaturas mais altas retornam à tarde.