Radical mudança de temperatura vai marcar a semana no Sul do Brasil. A região começa a semana sob influência de uma massa de ar quente e terá depois o impacto de uma massa de ar frio, o que vai determinar dias completamente diferentes em relação a esta segunda-feira.
Com efeito, esta segunda será de temperatura muito alta à tarde para esta época do ano no Rio Grande do Sul. A tarde terá máximas equivalentes às médias máximas históricas de janeiro e fevereiro. Em Porto Alegre, por exemplo, as máximas na tarde de hoje deverão ficar entre 30ºC e 32ºC na maioria dos bairros. Como comparação, a temperatura média máxima (série histórica 1961-1990) da Capital é de 30,4ºC em janeiro e 22,1ºC em maio. Ou seja, as máximas hoje em Porto Alegre estarão no nível da média de janeiro e muito acima do que é o padrão histórico de maio.
Amanhã, enquanto a chuva avança pelo Oeste e o Sul gaúcho, a Metade Norte do Estado terá outro dia quente e com o acréscimo do abafamento pelo aumento da umidade e das nuvens. Assim, em parte do Rio Grande do Sul, a terça-feira será ainda de calor ao passo que em cidades com chuva no Oeste e no Sul as máximas se elevarão bem menos amanhã.
A quarta-feira será o dia em que a radical mudança de temperatura começará a ser sentida na maioria das regiões. Isso porque o dia será chuvoso na maior parte do Rio Grande do Sul, até com chuva forte em algumas cidades, e ao mesmo tempo estará ingressando ar frio a partir do Sul.
Tempo fechado, chuvoso e com advecção de ar frio vão fazer com que a temperatura não apenas decline como se mantenha baixa durante o dia. Com isso, as temperaturas da tarde serão baixas e o Estado terá a tarde mais fria do ano até agora. Em muitas cidades, a temperatura às 15h de quarta vai estar abaixo de 20ºC. Porto Alegre é uma das cidades que deve ter sua primeira tarde abaixo dos 20ºC na quarta.
A partir de quinta, ar mais seco e frio avança pelo Rio Grande do Sul e o tempo melhora com sol. Já em algumas regiões, o dia começa frio, mas as madrugadas de sexta-feira e do sábado devem ser as mais frias no Estado com chance de geada em algumas regiões.