Racha térmico favorece mais um dia com chuva e registro de temporais isolados com queda de granizo nesta segunda-feira. Uma frente semi-estacionária está sobre o Rio Grande do Sul e divide duas massa de ar com características radicalmente distintas. Uma fria na Metade Sul e parte do Leste enquanto outra quente no Noroeste e no Norte gaúcho.
A temperatura às cinco horas da manhã desta segunda-feira no Sul do estado era de 7,2ºC em Pedras Altas, 8,4ºC em Herval, 8,8ºC em Canguçu, 9,1ºC em Jaguarão, 9,7ºC em Bagé, 10,2ºC em Caçapava do Sul, 10,8ºC em Livramento, 11,1ºC em Rio Grande, 11,3ºC em Dom Pedrito, 12,8ºC em Canela e 13,2ºC em Mostardas e Camaquã.
Ao mesmo tempo, no Noroeste gaúcho, a temperatura no mesmo horário em estações meteorológicas era de 21,1ºC em Porto Vera Cruz, 20,4ºC em Porto Xavier, 20,1ºC em Horizontina e 20,0ºC em Santa Rosa. Ontem, no Noroeste, a temperatura se elevou a 37,8ºC em Santa Rosa.
Na transição entre estas duas massas de ar, a quente e a fria, atua o sistema frontal de caráter estacionário, que ora avança pouco para Norte, ora pouco para Sul, conforme há o “duelo de forças” entre as duas massas de ar.
Ao longo desta frente se estabelece a instabilidade com muitas nuvens e chuva. No caso de agora, especialmente na linha central do Rio Grande do Sul, em torno do paralelo 30ºS, numa faixa que vai do Oeste em Uruguaiana até o Centro gaúcho, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.
Por isso, a chuva se concentra inicialmente no Oeste, no Centro e pontos do Sul e do Nordeste gaúcho. Quanto mais ao Sul do estado, na área mais fria, e mais ao Noroeste gaúcho, na área mais quente do estado, menor é a probabilidade de chuva. Só que no decorrer do dia se espera o ar frio avance mais para o Norte, o que deve estimular chuva em mais pontos da Metade Norte, além da Serra.
Uma vez que há muito quente logo ao Norte da faixa de instabilidade que faz a transição entre as duas massas de ar e ar mais frio em camadas baixas da atmosfera junto à frente, nuvens carregadas se formam com pancadas localmente fortes, raios e trovoadas, e um risco elevado de granizo isolado.
Como esta faixa de instabilidade é estreita sobre o Rio Grande do Sul e ora se move um pouco para o Sul e o Norte, em vários pontos a chuva não é contínua e pode se alternar com períodos de menor nebulosidade e aberturas de sol. Só que estes períodos em que há melhoria temporária são breves e logo volta a chover.