Anúncios

Novas áreas de instabilidade com chuva e risco de temporais começaram a se formar no Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira. A MetSul Meteorologia alerta em sua previsão do tempo que será mais um dia de instabilidade em parte (e não todo) do território gaúcho, devendo se repetir tempestades isoladas como as de ontem, que causaram chuva forte e queda de granizo no Sul gaúcho.


A imagem das 6h da manhã desta quinta-feira do canal infravermelho integrado com raios (pontos vermelhos) do satélite meteorológico GOES-16 mostrava vários núcleos de instabilidade em formação e intensificação sobre o Oeste e o Sul gaúcho, especialmente em áreas próximas da fronteira com o Uruguai.

O que vai ocorrer nas próximas horas?  O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul novamente nesta quinta-feira, mas, tal como ontem, ocorre chuva com risco de temporais em parte do estado. O dia amanhece com nuvens baixas ou nevoeiro, mas que dá lugar ao sol em algumas áreas.


A chuva atinge, inicialmente, nesta quinta-feira o Oeste e o Sul gaúcho. Estas regiões têm instabilidade mais forte até meados da tarde. Na segunda metade do dia, sobretudo à noite, parte da instabilidade avança para o Norte e atinge pontos do Centro gaúcho, não se descartando que alcancem a área da Grande Porto Alegre.

Nestas áreas do território gaúcho, várias cidades devem ter períodos de sol e chuva hoje. Isoladamente, a chuva será forte a torrencial com raios e granizo, não se afastando a ocorrência de vento forte. O granizo, isoladamente, pode ser médio a grande, uma vez que a instabilidade estará recebendo energia de ar muito quente.

Na Metade Norte, a previsão do tempo da MetSul aponta que o tempo firme predomina com ar quente que traz temperatura muito alta em cidades do Noroeste, Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra e Campos de Cima da Serra. A temperatura atinge 30ºC em alguns pontos da Serra, passa de 30ºC na Grande Porto Alegre e pode superar 35ºC no Noroeste.

E os próximos dias? No final desta semana e no fim de semana, conforme a previsão do tempo da MetSul, o ar quente atingirá intensidade excepcional sobre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil com máximas em muitos pontos de 43ºC a 45ºC. A massa de ar extraordinariamente quente vai se expandir e alcançará áreas mais ao Sul.

Com isso, ar muito quente ingressa também nos estados do Sul, em especial no Paraná pela maior proximidade com o Centro-Oeste. Parte deste ar muito quente chegará também ao Rio Grande do Sul. O ar superarquecido atuará mais no Oeste e no Norte gaúcho, sobretudo no Noroeste, com marcas perto ou ao redor dos 40ºC em alguns locais.

Com umidade presente sobre nosso o Rio Grande do Sul, o avanço de ar quente gerará fortes a intensas áreas de instabilidade isoladas no território gaúcho com temporais em que o maior risco será granizo, médio a grande em alguns pontos.

A tendência pela previsão é que as áreas de instabilidade com chuva localmente forte a torrencial, raios, granizo e vento forte se formem onde haja maior presença de umidade, o que no caso destes dias ocorrerá mais no Centro, Oeste e o Sul do estado.

Com a atmosfera superaquecida, estes núcleos de instabilidade localizados também podem se formar com temporais isolados fortes e até severos nos próximos dias na Metade Norte, especialmente no fim de semana, quando ar muito quente cobrirá a região.

Anúncios