Anúncios

Denis Goerl

A MetSul Meteorologia alerta para o primeiro episódio de forte calor do outono no Rio Grande do Sul entre esta quinta e sexta-feira com máximas em algumas regiões que poderão ficar entre 33ºC e 35ºC. As tardes nos dois dias serão muito quentes em diversas cidades do Estado.

Com efeito, uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera se forma sobre o Norte da Argentina, transportando ar muito quente da Bolívia. O jato nesta quinta atua mais no Norte argentino ao passo que na sexta vai estar sobre o território gaúcho.


Vento em 850 hPa com a posição da corrente de jato em baixos níveis na quinta

Vento em 850 hPa com a posição da corrente de jato em baixos níveis na sexta

Porto Alegre pode ter máximas de 31ºC a 33ºC na maioria dos bairros nesta quinta e na sexta. Na região metropolitana e nos vales, por exemplo, as máximas devem se elevar ainda mais com marcas em alguns pontos de 33ºC a 35ºC.

O calor se fará presente em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quinta. A Serra Gaúcha, inclusive, deve ter uma tarde muito quente. As máximas em algumas cidades serranas ficarão ao redor de 30ºC, sobretudo em baixadas e em fundos de vales.

Na sexta, o calor se repete na maioria das regiões. No Oeste e no Sul, por conta de instabilidade desde cedo vai aquecer menos. Nas demais regiões, chuva pode inibir aquecimento maior da tarde para a noite.

Chuva e temporais

A chuva, aliás, merece atenção. A MetSul adverte que nesta quinta áreas de instabilidade vão avançar do Uruguai para o Oeste e o Sul gaúcho. 

Dados de modelos indicam a possibilidade de forte instabilidade isolada capaz de gerar chuva localmente torrencial com temporais de vento e granizo. Nas demais áreas do Estado, qualquer instabilidade será isolada e associada ao calor.


Modelo WRF projeta forte instabilidade no Sul gaúcho no final da quinta-feira

Na sexta-feira, apesar do sol aparecer na maior parte do Estado, no decorrer do dia a instabilidade avança e da tarde para a noite atinge a maioria das regiões com risco de chuva localmente forte e temporais isolados pelo calor.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, dias de calor no começo do outono não chegam a ser incomuns. Ao contrário, calor no começo do outono é bastante freqüente de ocorrer. Isso porque o início da estação tem características climatológicas ainda próximas do verão.

Anúncios