Anúncios

Geada e marcas negativas hoje cedo na Serra Gaúcha | Eloana Antinolfi

O Sul do Brasil terá mais um amanhecer com mínimas congelantes nesta quinta-feira. É possível que algumas cidades tenham até mínimas menores ou semelhantes às anotadas na segunda, na terça e hoje. A massa de ar deixou de ser fria em níveis mais altos da atmosfera e, por exemplo, a temperatura está mais de 15ºC acima do que era registrado no começo da semana.

Ocorre que a massa de ar passou a ser extremamente seca e isso favorece enorme resfriamento noturno com a temperatura despencando a partir do entardecer com frio logo no começo da noite, mesmo após uma tarde com marcas altas nos termômetros e que hoje passaram de 20ºC.


Como em deserto, e o perfil de umidade hoje é típico de áreas desérticas com umidade relativa do ar à tarde abaixo de 10% em alguns pontos, a temperatura sobe muito rapidamente durante o dia e desaba à noite com enorme amplitude térmica. É justamente o cenário previsto para esta quinta-feira.

Com o ar seco, aumentam dramaticamente as diferenças de temperatura entre microclimas, especialmente em cidades com variações de altitude. Em localidades de Serra, por exemplo, é provável nesta quinta que alguns pontos amanheçam com 5ºC ou 6ºC positivos, mas a poucas centenas de metros de distância, numa baixada ou fundo de vale, a temperatura esteja em 5ºC ou 6ºC negativos. Em meia dúzia de quadras numa cidade de relevo ondulado, a temperatura pode variar 10ºC ou mais.

Mínimas negativas mais uma vez

Será mais um dia de temperatura mínima negativa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Com o ar extremamente seco, como estará nas próximas horas em altitude, muitas vezes as mínimas acabam sendo menores que no período de auge da onda de frio, que no caso da atual já cessou na manhã da terça-feira.

Com efeito, mínimas extremamente baixas podem ser registradas em baixadas de áreas de relevo dos três estados do Sul, mas, particularmente, dos Aparados da Serra e do Planalto Sul Catarinense. Marcas tão baixas quanto -5ºC podem voltar a ocorrer nos Aparados e de -6ºC a -8ºC no Planalto Sul de Santa Catarina.

Em geral, a grande maioria dos municípios gaúchos e catarinenses afastados da costa vão começar a quinta com mínimas de 5ºC ou menos com muitas mínimas negativas em localidades que possuem estações meteorológicas medindo temperatura em baixadas. Para Porto Alegre, a mínima deve ficar ao redor de 4ºC ou 5ºC, mas em pontos da região metropolitana pode fazer entre 0ºC e 2ºC, especialmente nas baixadas do Vale do Sinos e da região de Morungava e do Itacolomi, em Gravataí.

Outro dia de geada

Com o frio intenso que ainda se prevê, novamente muitos pontos devem começar o dia com formação de geada. Os três estados do Sul do país terão ocorrência do fenômeno. A tendência é de pouco ou nada de geada em áreas de topo, e muita geada nas baixadas. Com o ar muito seco, o tempo bastante aberto e o vento calmo, o ar mais frio e pesado escoa para as baixadas e, por isso, elas devem ter a geada mais forte.

O mapa acima mostra a projeção de geada do modelo canadense para o amanhecer desta quinta. Já antecipamos que o modelo vai errar e geará em locais para o qual a simulação computadorizada não indica o fenômeno. Isso porque o modelo é incapaz, mesmo com sua boa resolução, de captar estas ocorrência de microclimas de baixadas que são da ordem de centenas de metros.

Quarta-feira começou gélida

O Sul do Brasil teve hoje mais um amanhecer congelante com marcas abaixo de zero nos três estados. No Rio Grande do Sul, a temperatura foi negativa no começo do dia em mais de 30 municípios que contam com estações meteorológicas contra 50 na terça. A menor temperatura ocorreu em Vacaria, onde os termômetros indicaram -5,0ºC.

Muita geada no amanhecer de hoje em Livramento | Anderson Alves

Em algumas estações da Grande Porto Alegre, as mínimas foram as menores do ano. Casos de Campo Bom com 1,2ºC. A base aérea de Canoas igualmente registrou sua mínima de 2021 com 1ºC. Em Porto Alegre, no Jardim Botânico, a mínima caiu a 4,8ºC, acima dos 4,5ºC da véspera e o terceiro dia do ano com temperatura abaixo de 5ºC na Capital. Veja as mínimas no Rio Grande do Sul hoje:


Vacaria: -5,0°C
Soledade: -4,6°C
Capão Bonito do Sul: -3,9°C
São José dos Ausentes: -3,6°C
Canela: -2,9°C
São José do Ouro: -2,8°C
Pedras Altas: -2,3°C
Espumoso: -2,2°C
Campos Borges: -2,1°C
São Francisco de Paula: -2,1°C
Serafina Correa: 1,9°C
São Sepé: -1,9°C
Quaraí: -1,8°C
Farroupilha: -1,7°C
Lagoa Vermelha: -1,7°C
Salto do Jacuí: -1,6°C
Chapada: -1,4°C
Getúlio Vargas: -1,4°C
Tapera: -1,4°C
Barra do Ribeiro: -1,3°C
Marau: -1,3°C
Quevedo: -1,1°C
Tio Hugo: -1,0°C
Vila Nova do Sul: -0,9°C
São Gabriel: -0,8°C
Alegrete: -0,7°C
Nova Bassano: -0,7°C
Teutônia: -0,3°C
Carazinho: -0,1°C

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Em Santa Catarina, dezenas de municípios voltaram a registrar marcas negativas no começo desta quarta. Em Urupema, a temperatura mínima foi de -5,2ºC. No Paraná, o município de General Carneiro novamente teve a menor temperatura do estado com -4,5ºC. São Paulo não repetiu as marcas negativas da véspera na rede do Inmet e Rancharia teve 1,4ºC de mínima.

Anúncios