Anúncios

Anderson Alves

Quase 30 mil raios atingiram o Rio Grande do Sul entre a madrugada e o meio da tarde do domingo. Grande Porto Alegre e dos vales. Em Gravataí, uma descarga elétrica matou uma pessoa e feriu 14 durante uma partida de futebol amador. 

Dados do Sistema Rindat indicaram que em todo o Rio Grande do Sul até 16h30 houve 27.605 raios nuvem-solo. Os municípios com mais raios até o horário foram São Gabriel (1203), Alegrete (1086) e Itaqui (1059). Em Gravataí foram 10 raios entre 9h e 10h da manhã, sem registro de descargas fortes depois.  Podem ter ocorrido raios de baixa intensidade em que a rede não detectar devido à grande distância dos sensores. Mesmo raios de “baixa intensidade” (<= 10kA) têm capacidade de causar ferimentos ou mortes em incidência direta.


Na área do município Porto Alegre foram detectados 50 raios, número que não é alto, mas foram descargas com grande intensidade de pico de corrente: -126 kA (maior de polaridade negativa) e 213 kA (maior de polaridade positiva), segundo o Rindat. 

 


Anúncios